segunda-feira, 8 de setembro de 2025

VAGA NO PLENO DO TRE-CE SERÁ OCUPADA POR UMA MULHER

 

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) escolheu, pela primeira vez, três mulheres para compor a lista tríplice destinada à vaga de membro titular, da classe de juristas, no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Integram a lista as advogadas Fernanda Dourado Aragão Sá Araújo Mota (31 votos), Luciana Melo Madruga Fernandes Arruda (28 votos) e Joyceane Bezerra de Menezes (27 votos). Ao todo, 17 advogadas e advogados disputaram a vaga reservada à classe de jurista (OAB), que era ocupada pelo advogado Francisco Érico Carvalho Silveira que encerrou o biênio dia 23 de julho.

Equidade de gênero

A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, observou que, atualmente, a Corte Eleitoral tem somente ela como representante feminina entre membros efetivos e suplentes, e defendeu a formação da lista tríplice alinhada às políticas de equidade de gênero do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A desembargadora destacou a atribuição do Judiciário estadual na composição da Justiça Eleitoral, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, e falou do papel de vanguarda do TJCE, que tem mais de 40% de mulheres na composição do 2º Grau, “dando claros sinais à sociedade e ao Judiciário nacional de quanto valoriza e incentiva a participação feminina”, devendo ser seguido por outros tribunais.