segunda-feira, 22 de junho de 2026

JOVENS CEARENSES SÃO PREMIADOS NO ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CEARÁ DE VALORES

 

primeira edição do Programa Ceará de Valores foi concluída nesta sexta-feira (19/06), com a realização de uma solenidade de encerramento e premiação dos projetos de maior destaque no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. Ao longo da iniciativa, mais de 16 mil estudantes de 16 cidades-polo das 14 regiões de Planejamento do Ceará participaram das atividades e apresentaram 1.051 projetos.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens entre 14 e 29 anos, buscando preparar os participantes para os desafios contemporâneos e estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora.

No evento desta manhã, que reuniu jovens participantes do projeto, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados do Programa, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o Ceará de Valores foi um sonho construído a várias mãos como um eixo estruturante na pauta de responsabilidade social do Legislativo cearense.

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, interage com os estudantes na solenidade de premiação. Foto: Júnior Pio

“Nós qualificamos, capacitamos e fomentamos 16 mil jovens, que participaram ativamente, a partir dos Sábados de Valores, de aulas e capacitações profissionais. O Ceará de Valores é um programa estruturante, que visa o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro”, ressaltou o presidente do Legislativo cearense.

Ainda segundo ele, mais do que a qualificação e a capacitação que receberam, os jovens que participaram do Ceará de Valores desenvolveram um sentido de maior pertencimento às suas localidades. 

“Eles foram estimulados a desenvolver projetos no sentido de apresentar ideias para resolver problemas de suas comunidades, das suas cidades e bairros nas mais diversas áreas que se possa imaginar”, enfatizou, complementando que esse fomento no empreendedorismo juvenil é um investimento para proporcionar maior autonomia financeira e administrativa na vida profissional desses jovens.

De acordo com a deputada Jô Farias (PT), o Ceará de Valores, mais do que um programa de fomento da juventude, é um programa de cidadania. “Ele aborda educação, mercado de trabalho e mostra como é importante a nossa juventude estar conectada com esse mundo. Parabenizo o trabalho do presidente Romeu Aldigueri e digo que ele foi muito feliz e assertivo em levantar a bandeira da juventude do Ceará, levando oportunidades e conhecimento”, enalteceu.