quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"XADREZ ELEITORAL"

A tese de Cid Gomes em que uma candidatura única da situação, é uma temeridade, e terá mais chances de sair derrotada no primeiro turno, é um fato a ser considerado relevante no xadrez eleitoral de 2010. Agora mais do que no passado não tão distante, seja pela pontencialidade e a força que Ciro Gomes demonstra em alguns cenários analisados por institutos de pesquisas, seja no surgimento de Marina Silva, uma petista histórica e de luta, sendo hoje cortejada pelo PV,juntando a estes ingredientes, Marina carrega consigo marcas de quando era ministra de Lula, e travou embates sem êxitos com a "Mãe do PAC" (Dilma).
O certo mesmo é que o presidente Lula terá que ter habilidade, só as palavras de efeitos nestes momentos não dará jeito, terá que agir e poderá perder dependendo da decisão tomada, mas como nem sempre quando somos derrotados, perdemos necessariamente, cresce as especulações.
Hoje fala-se de tudo: Ciro vice de Dilma; Marina candidata pelo PV; Serra com um vice do PMDB; Serra em uma "chapa pura" com Aécio e Ciro com Marina na vice. "Ai o caldo engrossa".