quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CÂMARA APROVA ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS PARA SEGUNDAS-FEIRAS

A Comissão de Constituição Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou o Projeto de Lei 2756/03, antecipando para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras. De caráter conclusivo, o projeto, já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura em 2004, seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo plenário. De acordo com o texto aprovado, os feriados dos dias da Paz Universal (1º de janeiro), Carnaval (festa móvel), Sexta-feira Santa (festa móvel), Independência do Brasil (7 de setembro) e Natal (25 de dezembro) são os únicos que não serão alterados.

"MENTEVEJA"


Recebi da Karoline Oliveira

NOSSA SOBRAL É ASSIM

Prefeito Leônidas Cristino em companhia da primeira Dama Lili Cristino
Administração Leônidas Cristino é destaque no Ceará, com a sua escolha como um dos melhores prefeitos do Estado do Ceará de 2005 a 2008. Uma seleção de críticos políticos, jornalistas e representantes de várias entidades julgam o programa administrativo do prefeito de Sobral um dos mais atuantes.
-Município de Sobral conquista prêmio do Ministério da SaúdeSobral é um dos poucos municípios do Brasil a sem laureado com o prêmio nacional Sérgio Arouca de Gestão Participativa na área de saúde. O prêmio é organizado pelo Ministério de Saúde.
-Sobral recebe certificação de Selo Município VerdeA Secretaria da Ouvidoria Geral do Meio Ambiente (SOMA), do Governo do Estado, concedeu ao município de Sobral o certificado “Selo Município Verde.
O município foi agraciado por desenvolver programas, projetos e ações de conservação e uso sustentado dos seus recursos naturais estabelecidos na regulamentação do Programa. Sobral ganha prêmio cearense na área de arquitetura.
O município de Sobral ganhou uma importante premiação na área de arquitetura e urbanismo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O prêmio IAB Ceará de Arquitetura, edição 2005, premiou, na categoria Intervenção Urbana, a urbanização da Margem Esquerda do Rio Acaraú pelo grande significado urbano que a obra representa para Sobral.Além disso, o município recebeu mais 6 menções honrosas e troféus pela edificação de várias obras.
-Município conquista Selo UNICEFEm reconhecimento à melhoria no atendimento de saúde, na qualidade e universalização da educação, redução da desnutrição, a participação política de adolescentes e educação ambiental, o município de Sobral conquistou seu quinto Selo UNICEF – Município Aprovado.
-Sobral recebe prêmio nacional pela redução da taxa de mortalidade infantil O prefeito Leônidas, o secretário da Saúde e Ação Social e a Coordenação do Trevo de Quatro Folhas receberam do Presidente Lula, no Palácio do Planalto, a certificação como um dos municípios ganhadores do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM Brasil 2005 e 2007 que reconhece Sobral como um município que vem reduzindo a taxa de mortalidade infantil e também pela melhoria da saúde da gestante.
-Sobral ganha prêmio de inclusão socialO município de Sobral ganhou uma das mais importantes premiações na área de saúde mental.A Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral foi contemplada com o Prêmio de Inclusão Social (Categoria Clínica).-Sobral recebe o prêmio Inovação em Gestão Educacional – 2006 Em reconhecimento à experiência educacional implantada em Sobral, o município recebeu, em dezembro de 2006, o prêmio “Inovação em Gestão Educacional, concedido pelo Ministério da Educação.
A distinção é um reconhecimento do Governo Federal pela Política de Alfabetização como Estratégia para a Elevação do Desempenho Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida pela Secretaria da Educação de Sobral.
-O modelo de educação de Sobral conquista o Prêmio INEPO município de Sobral recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação pelo trabalho desenvolvido contra o analfabetismo escolar.
A experiência de Sobral inaugurou, nacionalmente, um programa denominado Boas Práticas na Educação, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Ao chegaram à terceira série os alunos da rede municipal estão alfabetizados.
-Sobral uma excelência em gestão.
Este são alguns dos exemplos do sucesso de Sobral em nível nacional. São aspectos construídos nas recentes gestões, responnsáveis pela performance inédita que o município assume em todas as áreas administradas.

SEGUNDO PREFEITO DO PSDB A SER CASSADO NO CEARÁ

Depois da cassação do prefeito de Santa Quitéria, Chagas Mesquita ontem, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou, nesta quarta-feira, o prefeito de Jaguaruana, Antônio Roberto Silva, o “Beto”, do PSDB. Abuso do poder econômico. É o segundo a ser cassado da nova safra de prefeitos.

MELHORIAS PARA O CEMITÉRIO SANTA MARTA

Pe. Osvaldo Chaves ladeado pelo prefeito Leônidas Cristino e Dr. Gerardo Cristino
O prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, acompanhado do coordenador da Faculdade de Medicina, Gerardo Cristino Filho, visitou na manhã desta quarta-feira (29) o Pe. Osvaldo Chaves oportunidade em que apresentou o projeto de ampliação e melhorias do Cemitério Santa Marta, no bairro Sinhá Sabóia, fundado pelo sacerdote em 29 de julho de 1964.No projeto elaborado pelas secretarias do Planejamento Urbano e Infra-Estrutura, o Cemitério Santa Marta receberá urbanização frontal, calçada, elevação do muro, além de uma ampla limpeza interna, que atende assim, os anseios da comunidade do grande Sinhá Sabóia.
(Informações do sobralemrevista)

DEPUTADO EDSON SILVA VAI PARA PSB

O deputado Edson Silva (PSB) informou, em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (30/09), sua desfiliação do Partido Democratas (DEM) e seu ingresso ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

SENADO PROÍBE 2 MATRÍCULAS EM UNIVERSIDADE PÚBLICA

A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem, em caráter terminativo, projeto de lei que proíbe que estudantes se matriculem simultaneamente em dois cursos de graduação em universidades públicas. A proposta, que já vinha sendo adotada por algumas instituições públicas, agora segue para a sanção presidencial.
De acordo com o texto do projeto, se o aluno se matricular em mais de um curso depois de obter a aprovação no vestibular, terá prazo de até cinco dias úteis para optar por uma das vagas. Se o estudante não se manifestar, a própria universidade poderá cancelar a matrícula mais antiga.

PARLAMENTAR RASGA REVISTA VEJA EM PLENÁRIO

Repercutiu na Asembleia Legislativa a reportagem da revista Veja, que ironziou a cidade de Sobral, terra natal do governador Cid Gomes e do presidenciável Ciro Gomes. O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), aliado de Cid, tomou as dores e até rasgou exemplar da revista durante sessão da Assembleia Legislativa.
(Blog Gente de Mídia)

HOMENAGEM A CLÓVIS BEVILÁQUA

O Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, entidade estudantil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, realiza, na próxima sexta-feira (2), o evento “Clóvis Beviláqua: 150 anos de memória e legado”. Com início às 8h, a palestra de abertura será proferida por Alexandre Rodrigues, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra Filho, da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n).
Em tempo: O jurista, filósofo, historiador e literato Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa do Ceará, e era filho do padre José Beviláqua e Martiniana Maria de Jesus. Passou a infância na cidade natal, onde fez o curso primário. Aos dez anos seu pai o enviou a Sobral para receber educação superior à ministrada em seu torrão. Seguiu depois para Fortaleza, continuando os estudos no Ateneu Cearense e no Liceu do Ceará.
Foi o autor do projeto do Código Civil brasileiro em 1899, quando era Ministro da Justiça o jurista e futuro Presidente da Répública Epitácio Pessoa. Código só foi promulgado mais tarde, em 1916, e vigiu até o advento da Lei n.10.406, de 10 de janeiro de 2002 que entrou em vigor em todo o território nacional em 11 de janeiro de 2003.

PDT TERÁ NOVO PRESIDENTE EM SOBRAL

Está marcado para o próximo sábado (03) uma reunião programática da executiva do Partido Democrátido Trabalhista (PDT) de Sobral na câmara municipal, na ocasião o advogado Pedro Aurélio estará assumindo o comando da sigla no município.
O atual presidente Expedito Ponte ficará como vice-presidente do PDT em Sobral.
Foto:Armando Costa

MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA TERÁ NOVAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO

Na foto: Cândida Figueiredo, Chagas Mesquita, Daniela Mercury e Tomás Figueiredo
Chagas Mesquita (PSDB), prefeito de Santa Quitéria, foi o primeiro prefeito, eleito em 2008, cassado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A sentença foi definida ontem, por quatro votos contra dois.
A Prefeitura de Santa Quitéria, após a publicação da decisão da Corte, ficará sob os cuidados do presidente da Câmara Municipal, José Francisco de Paiva (PSDB). O TRE terá cerca de 20 a 40 dias para convocar novas eleições no Município.
(Informações WG)

PROGRAMAÇÃO DA SEINFRA

A secretaria da Infra-Estrutura, através da equipe de pequenos reparos e da Usina de Asfalto, informa aos sobralenses que nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, estará realizando trabalhos de recuperação dos seguintes trechos:
- Recuperação de calçamento da Rua Ferroviária (Sumaré) e continuação dos trabalhos na Rua Pe. Osvaldo Chaves (Terrenos Novos)
- Recuperação de asfalto da Av. Pericentral (Coração de Jesus) por trás do Colégio FB Sobralense

terça-feira, 29 de setembro de 2009

TRECHO DA ESTRADA ACARAÚ-CRUZ CONTINUA INTERDITADO

Continua interdita o trecho que liga as cidades de Acaraú - Cruz - Jijoca de Jericoacoara e dar acesso a cidade de Granja. Parte da estrada foi rompida por conta das fortes chuvas ocorridas durante período chuvoso deste ano, comprometendo a circulação de pessoas e mercadorias, principalmente dos turistas que visitam esta região onde se encontra uma das mais belas praias do Brasil, Jericoacoara.
Em tempo: Os motoqueiros contam com um desvio feito por populares que chegam a cobrar até um real de pedágio para a passagem, já para veículos de maior porte o desvio é feito pelo bairro de cerâmica, onde a estrada de terra é precária.

TRIBUNAIS TERÃO JORNADA DE OITO HORAS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) baixou resolução obrigando servidores do Judiciário a cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Segundo a regra, os servidores devem trabalhar oito horas diárias, com previsão de uma hora para almoço, ou sete horas seguidas, sem intervalo. A intenção do conselho é reduzir gastos com horas extras. A medida deve atingir principalmente a Justiça Estadual, já que nos tribunais federais a regra já é cumprida. O conselho ainda determinou aos tribunais com jornada definida em 6 horas que enviem às Assembleias Legislativas projeto de lei aumentando a carga horária dos servidores do Judiciário.

DINHEIRO PÚBLICO JÁ PROMOVENDO CANDIDATOS PARA O PLEITO DE 2010

Circula na cidade de Sobral um informativo sobre ações da Assembléia Legistativa do Ceará, no expediente referente a tiragem de exemplares a quantia é de 200 mil jornais, até ai tudo bem os trabalhos legislativo mesmo não tendo muitos destaques, a atual legislatura deve ser divugada e tem orçamento suficiente para isso.
O dado reconhecidamente assustador é uma coluna que tem na última página do noticioso com o título: "Política Especial", assinada pelo jornalista Antonio Viana, fazendo prognósticos de quais serão os mais votados ou "puxadores de votos" nas eleições proporcionais do próximo ano, sitando inclusive nomes de alguns deputados, e pretensos candidatos para o pleito de 2010.
É o dinheiro público usado incorreto duas vezes, a primeira, campanha eleitoral antecipada, e a segunda, é o dinheiro público sendo usado para promover os candidatos.

LULA SANCIONA LEI ELEITORAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (29) a nova lei eleitoral aprovada na semana passada pelo Congresso.
O presidente vetou a parte da reforma que previa restrições para a realização de debates na internet. Dessa maneira, os debates eleitorais na rede não precisarão ter a presença de dois terços dos candidatos, como ocorre na TV e no rádio.
O presidente também deixou como está a parte do texto que aprovou o voto de papel e o voto de pessoas em trânsito, contrariando recomendação de veto do presidente do TSE, Carlos Ayres Britto.

EMPRESÁRIO DA COMUNICAÇÃO ASSINARÁ FICHA NO PRB

Miguel Dias e o presidente da Record, Alexandre Raposo
O empresário Miguel Dias de Souza, controlador do Grupo Cidade de Comunicação, filiada à Rede Record, vai entrar na vida política.
Na quarta-feira, às 10h30min, em solenidade no auditório da Assembléia Legislativa, ele assinará ficha de filiação ao PRB, sigla que integra a aliança política pró-Cid Gomes no Estado e que nacionalmente conta com parlamentares ligados à Igreja Universal.

ESTOU JUNTO NESSA

Um grupo de sobralenses indignados com a matéria preconceituosa da revista (in)Veja, publicada esta semana, promete fazer um ato público neste sábado (03), no Becco do Cotovelo, para protestar contra a publicação, que no intuito de atingir a família Ferreira Gomes e o crescimento de Ciro Gomes na corrida presidencial, atacou a história e o povo sobralense.Durante o ato, os organizadores prometem gravar um clipe da música “Veja Fedorenta”, que deverá ser postado no site de vídeo YouTube, além de fazer a queima simbólica de exemplares da revista.
Se você também está indignado com a postura da Revista. Participe! Sábado, dia 03, às 10h, no Becco do Cotovelo.

CHALITA CRITICA EDUCAÇÃO DA GESTÃO SERRA E FAZ ELOGIOS A CIRO

O vereador Gabriel Chalita, durante a sua filiação ao PSB, criticou a gestão do atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB), especialmente quanto aos cuidados em educação. “Nenhuma obra supera a da educação. Eu respeito os professores. Não coloco a culpa neles pelos fracassos na sala de aula e sim nos maus gestores", alfinetou.
Chalita também aproveitou para fazer elogios ao deputado Ciro Gomes (PSB-CE), agora seu colega de partido. "O PSDB foi minha casa por mais de 20 anos e foi lá que conheci Ciro Gomes, um homem correto e corajoso", afirmou o vereador. Ciro e Serra são inimigos políticos declarados e pré-candidatos à presidência da República.
O ex-ministro do PSB agradeceu as palavras do novo integrante da legenda e devolveu os ‘afagos’. "É um privilégio trabalhar ao seu lado. Sou seu fã à distância, de longa data."
Ao sair do PSDB, Chalita fez críticas a Serra. "Na condição de vereador mais votado do Brasil, eu queria pelo menos ter sido respeitado pelo partido. Eu não fazia parte da Executiva nem do Diretório. Nunca me reuni com o governador Serra. Fui tratado de uma forma preconceituosa no PSDB”, disparou o vereador.

(Folhaonline)

OMANZINHO VENCE TORNEIO PROMOVIDO PELA FEDERAÇÃO CEARENSE DE TÊNIS

Na Foto: Salmito e Omanzinho
Via twitter a satisfação do ex-deputado Oman Carneiro com a vitória de seu filho Omanzinho no torneio promovido pela Federação Cearense de Tênis do Ceará, realizado na quadra da UNIFOR. Omanzinho venceu seu primeiro jogo contra um adversário que tinha 3 vezes sua idade.

VATICANO NÃO ACEITARÁ PADRES CONCORRENDO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

O papa Bento XVI mandou dois recados aos padres brasileiros no encontro com representantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): mantenham-se afastados de um engajamento pessoal na política e se esforcem para despertar novas vocações sacerdotais. No mesmo evento, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu o apoio do papa para criar em Pernambuco unidades do programa Fazenda Esperança, destinado a jovens dependentes de álcool e drogas, nos moldes do que foi feito por ele em Sobral.
Segundo o Jornal do Commercio, de Recife, durante a audiência que teve com o Papa, D. Saburido tranquilizou ao Sumo Pontifíce com relação aos padres de sua Arquidiocese, mas disse que em Sobral, onde até pouco tempo era Bispo, "há um padre que é deputado federal".
(Blog do Eliomar)

RECORRENDO AO PAPA

Para salvar o Fortaleza Esporte Clube do rebaixamento, a diretoria já recorreu para às bençãos do pai-de-santo Chiquinho de Xangô. Mas a fé da torcida é tão grande que os apelos chegaram a ninguém menos que o Papa Bento XVI, que recebeu de presente a camisa do tricolor na última quinta-feira (24).
O “presente” foi dado pelo padre cearense Fernando César Chaves Reis, da Arquidiocese de Fortaleza, durante a “Visita ad Limina”, destinada aos bispos cearenses ao Papa, no Vaticano. O padre Fernando, obviamente, aproveitou para pedir a Bento XVI que orasse pelo clube do seu coração.

PP UNIDO

Fredim atual vereador do PP
Diferentemente dos "boatos" sobre a licença do vereador Zezão na câmara de Sobral,sendo substituido atualmente por Fredim, devido impedimentos jurídicos do primeiro suplente Chico Jóia.
José Crisóstomo (Zezão) disse ao blog que irá permanecer de licença pelo perído solicitado de 90 dias, e ao ser solucionado a questão judicial do suplente Chico Jóia, o mesmo deverá assumir imediatamente, e fala: "A vaga na câmara e do partido, e o PP continua unido".
Foto:Armando Costa

PSB DEFINE HOJE DOMICÍLIO ELEITORAL DE CIRO

A cúpula do PSB reúne-se hoje em São Paulo para a filiação do vereador Gabriel Chalita (ex-PSDB) ao partido e deve tomar a decisão final sobre a permanência do domicílio eleitoral do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) no Ceará ou transferência para São Paulo.
Esta é a última semana para a troca partidária do político que quiser disputar as eleições de 2010 por outra legenda. É também o prazo final para eventuais mudanças de domicílio eleitoral. Decidido a concorrer à Presidência da República, Ciro não pretende fazer a transferência, mas deixou a decisão para o PSB.
Foto:Armando Costa

TCM LANÇA FISCALIZAÇÃO PARA SER UTILIZADO PELOS JOVENS

“Depois do Portal da Transparência (dados gerais sobre gastos das Prefeituras e Câmaras Municipais), vem aí mais uma ferramenta de participação coletiva, voltada especialmente para a juventude e o combate à corrupção no âmbito da gestão municipal.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) prepara a rede social “É da Sua Conta?“. Será uma rede de relacionamento tipo Orkut, Facebook ou Twitter, só que voltada para o controle das contas públicas. O presidente do TCM, Ernesto Sabóia, explica que a estrutura ficará pronta em aproximadamente três meses.

OAB QUERENDO COLOCAR GOSTOU RUIM EM MAIS UMA PEC

A OAB prepara uma ofensiva contra a proposta de emenda constitucional que regulariza cartórios que já existiam antes de 1994, que deverá ser votada hoje na Câmara. Se for aprovada e sancionada por Lula, a Ordem pretende entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo.

FECHARAM AS PORTAS

Antes de ingressar no PSC, o senador Mão Santa (PI) tentou assinar ficha no PSDB e no PPS. Não logrando êxito nas investidas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EX-DEPUTADO OMAN CARNEIRO EM SEU BLOG FALA SOBRE A MATÉRIA MENTIROSA DA REVISTA VEJA

Quando A Veja, representada por seus moleques metidos a jornalistas visitaram nossa cidade, Sobral toda já sabia que viria uma matéria desse tipo, preconceituosa, mentirosa, bem ao estilo do jornalismo vagabundo feito no Brasil pelo os donos da grande mídia falida que sobrevive devido a corruptos que patrocinam sua existência. Fui assinante dessa porcaria, o papel foi ficando ruim não servindo para a sua única finalidade. Cancelei, é o que aconselho a todos fazerem.
Blog Ponto de Vista por Oman Carneiro

MARCO PRADO REBATE A REVISTA VEJA NA TRIBUNA DA CÂMARA

A Câmara de Sobral realizou na segunda-feira (28) a primeira sessão ordinária da semana.
O vereador Marco Prado foi a tribuna, e rebateu a reportagem publicada pela revista Veja do último de fim de semana, segundo ele: A revista quis macular a imagem do nosso município. Já na opinião do presidente da Casa, Hermenegildo Sousa Neto, a revista deveria não mais ser apreciada pelos sobralenses. Para ele a revista perdeu todo conceito de uma revista séria.

VANDALISMO RELIGIOSO

No último domingo (27) o evangélico Márcio Weber de Oliveira, de 24 anos, entrou numa igreja do Município de Meruoca, em plena celebração, e quebrou as imagens que ali se encontravam.
Os fiéis, revoltados, responderam com agressões a atitude do rapaz, salvo pela polícia, que chegou a tempo de evitar um provável linchamento.
Em sua defesa, Márcio admitiu ter seguido orientações de uma voz que lhe enviava a missão de destruir as imagens como forma de acabar com a cegueira espiritual que acompanhava os católicos daquela cidade. Márcio disse ter formação religiosa baseada nos conceitos religiosos do movimento Evangélico, mas confessou estar afastado da igreja.

DEPUTADOS DO PMDB VÃO PARA O PRB

O deputado Guaracy Aguiar (PMDB) anuncia que nesta terça-feira (28) irá anunciar que muda de partido. O parlamentar vai para o PRB (Partido Republicano do Brasil), que é tido como sigla sob influência do Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidido pelo governador Cid Gomes. A decisão será comunicada na Assembleia Legislativa.
Os deputados estaduais que desejam mudar de legenda tem até o dia 2 de outubro, um ano antes das próximas eleições, que é o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para troca partidária.
O PMDB ainda pode sofrer outras baixas na Assembleia Legislativa. A deputada Ana Paula Cruz e o deputado Manoel de Castro também devem seguir o caminho de Guaracy Aguiar.
Com informações da repórter Kézya Diniz

MAIS UM NA POLÍTICA

David Brazil recebeu convite para se filiar ao PTC, interessado em repetir no Rio o mesmo fenômeno que fez Clodovil se eleger em São Paulo.

VI NO SOBRALEMREVISTA

Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, e esposa Lily, radiantes com a aprovação do primogênito Leônidas Filho em 4º lugar no vestibular da EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
Em tempo: Jovem estudioso com um futuro promissor, os parabéns do blog.

CIDADES DO VALE DO ACARAÚ RECEBEM NOVOS DELEGADOS

Com a reformulação do quadro de titulares da Policia Civil na região do Vale do Acaraú, as cidades de Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara e Santana do Acaraú receberam semana passada novos Delegados e escrivães para iniciarem imediatamente seus trabalhos, são eles:
- Dra. Málaki Uáquêdi Tánus, Titular da delegacia municipal de Itarema, natural do Rio de Janeiro foi Inspetora de policia civil no estado Fluminense, tem uma larga experiência como policial.
- Dr. Fernando Menezes Silva Júlio, é natural de Pernambuco também com larga experiência na área, vai ser o novo delegado de Policia civil de Bela Cruz.
- Dr. Alexandre Ferraz Pereira vai ser o novo titular da delegacia de policia de Jijoca de Jericoacoara, natural de São Paulo, já radicado em Fortaleza há mais de nove anos.
- Dra. Lia Vieira Vasconcelos vai exercer suas funções na delegacia municipal de Santana do Acaraú, até pouco tempo era advogada.
Esses são os novos delegados, cada bacharel irá assumir seus trabalhos com seus respectivos escrivães, nos quais assumiram recentemente suas funções. O Dr. Flávio Novaes, titular em Acaraú, vai dar o necessário apoio aos colegas recém empossados na qualidade de delegado regional do Vale do Acaraú.

BB PASSA A TER 50% DO CAPITAL DO BANCO VOTORANTIM

O Banco do Brasil (BB) passará a deter 49,99% do capital votante e 50% do capital social total do Banco Votorantim (BV), informaram nesta segunda-feira (28) as duas instituições por meio de comunicado.Segundo a nota, foi fechada a parceria estratégia por meio da qual o BB desembolsará R$ 4,2 bilhões da seguinte forma: R$ 3 bilhões diretamente à Votorantim Finanças e R$ 1,2 bilhão aportados no Banco Votorantim, mediante subscrição de ações.De acordo com o comunicado, o Conselho de Administração contará com três membros indicados por cada uma das instituições e a presidência do colegiado será alternada anualmente. Todas as decisões estratégicas serão tomadas de forma conjunta.

FIM DE SEMANA DE PRESIDENCIÁVEL

Ciro Gomes manteve o pé no asfalto no domingo (27). Pela manhã, esteve em Bauru (SP). À noite, em Campo Grande (MS).Nas duas cidades, o presidenciável estrelou encontros promovidos pelo seu PSB.
Na capital sul-mato-grossense, disse que não se considera “nenhuma segunda opção" de Lula, hoje fechado com a candidatura petista de Dilma Rousseff.
Sua prioridade, ele repisou, é evitar que o grupo de FHC retorne ao Planalto. Leia-se José Serra."
Farei todo o possível para que isso não aconteça. Vamos bater com toda a força", disse Ciro. Entre risos, afirmou que dispõe de "um trunfo na manga para acabar com o Serra". Vaticinou: "Vamos tirar todos os votos dele".Espera que Dilma o acompanhe “nessa luta”. Mas não crê que Lula abra mão de sua candidata: "
Não é justo esperar isso dele. Fica a critério da ministra lutar ao nosso lado".
Curiosamente, na passagem por Bauru, um reduto tucano, Ciro cuidara de atenuar os ataques que dirigira a Serra na véspera.Discursando para sindicalistas, dissera que o rival tucano “é feio pra caramba, mais na alma do que no rosto”. Era piada, Ciro alegou em Bauru."
Faço política com humor, não tenho nenhum desentendimento pessoal com o Serra, mas não tem jeito, trazem para os jornais essas bobagens...”
“...Aquilo foi uma brincadeira, depois de eu falar sobre diversos temas". No sábado, instado a reagir a Ciro, Serra saíra de banda: “Não vou entrar em nenhuma baixaria”.
Na noite quente de Campo Grande, Ciro parecia já ter retomado o humor que, no seu caso, é ciclotímico. Serra foi, de novo, o alvo solitário de suas "brincadeiras".
Há mais cálculo do que humor por trás dos ataques. Guindado à condição de segundo colocado nas pesquisas, Ciro precisa fustigar quem está acima dele, não os de baixo.
Sendo Serra o primeiro colocado, a tarefa é mais prazenteira. Ciro, de fato, não o suporta. Ataca-o com tanto gosto que a coisa acaba virando mesmo diversão. (Blog do Josias - Foto:JC Braga)

NÃO VEJA!

Recebi de Karoline Oliveira


PSB PAULISTA RECEBE GABRIEL CHALITA

O vereador Gabriel Chalita (SP) anunciou na semana passada o seu desligamento do PSDB e o ingresso no PSB. Chalita informou, em nota oficial, que encaminhou o pedido de desfiliação ao presidente do Diretório Municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo. A filiação ao PSB será em ato público na terça-feira (29) de acordo com o gabinete de Chalita, em local a ser definido pelo partido.
"A justificativa da minha atitude, que devo, principalmente, aos mais de cem mil eleitores paulistanos que me levaram à honrosa condição de vereador mais votado do Brasil, é de natureza essencialmente político-programática", afirmou ele, na nota. Chalita argumentou que muda de partido "em busca de espaço adequado", que diz não achar no PSDB, para lutar pelas propostas em que acredita.
(Blog do Vereador Paulo Vasconcelos)
Em tempo: Gabriel Chalita que atualmente é o vereador mais votado do Brasil, deverá concorrer há uma vaga no Senado federal pelo PSB paulista.

CÂMARA VOTARÁ PEC DOS CARTÓRIOS

Os deputados devem votar em plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 471/05, a chamada PEC dos Cartórios, que torna titulares os substitutos e/ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro. A proposta deve ser votada na sessão extraordinária prevista para a noite da próxima terça-feira (29). Entre outras coisas, a proposição estabelece que a titularidade será concedida àqueles que passaram a comandar cartórios até 20 de novembro de 1994, desde que exerçam a função há pelo menos cinco anos ininterruptos e anteriores à promulgação da futura emenda constitucional.

BANCO CENTRAL TAMBÉM É DO PMDB

Henrique Meirelles, assina na terça-feira (29) a ficha de filiação ao PMDB. Mas continua na presidência do Banco Central até março, quando decide se disputa o governo de Goiás.

CÂMARA DE SOBRAL CARECE DE MAIS PRODUTIVIDADE

A promulgação da PEC dos vereadores serve para uma análise quanto ao papel dos senhores edis, a efetividade de seus mandatos e o cumprimento das funções parlamentares.
No caso especifico de Sobral, só na última semana, duas importantes sessões da Câmara Municipal foram esvaziadas. Uma tratava da segurança pública. A outra homenageava D. José Tupinambá da Frota.
Tem sido cada vez mais comum as sessões ordinárias da Câmara terminarem com menos de 30 minutos de duração. As sessões semanais tem sido repetitivas com os oradores de sempre, muita das vezes, levando assuntos com a mera expectativa de ganhar repercussão nas emissoras de rádio.

Neste contexto e com menos gastos públicos, a ampliação do número de vereadores trará mais produtividade para a cidade de Sobral.

MORRE O DEPUTADO ALBERTO TAVARES SILVA

Governador do Piauí por duas vezes, o deputado federal Alberto Tavares Silva (PMDB-PI), de 91 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (28). Ele estava internado em um hospital de Brasília com infecção pulmonar e lutava contra um câncer na próstata. O corpo de Alberto Tavares segue ainda hoje para Teresina e será velado no salão nobre da Assembléia Legislativa. Depois segue para Parnaíba, onde será sepultado.

PARTIDOS ENCAMINHAM OFÍCIO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) envia nota ao Blog.
Segue a nota:
Ao
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sobral
Dr. Francisco Hermenegildo de Souza Neto
Sr. Presidente,
Cumprimentando-o cordialmente, solicito de Vossa Excelência a convocação do plenário desta Casa Legislativa para alteração da Lei Orgânica de nosso Município tendo em vista a promulgação da PEC 333/2004, já tranfosmada em Emenda Constitucional n°58 que altera a redação do inciso IV "g" do caput do Art.29 e do Art.29-A da Constituição Federal, que trata das disposições relativas à recomposição do número de vagas nas Câmaras Municipais.
O PRB defende depois de ouvido a sua executiva municipal o aumento da REPRESENTATIVIDADE POPULAR, e vem de público solicitar aos representantes que compõe essa Casa para que seja mantido o número máximo de 21 vereadores obedecendo a referida Emenda Constitucional.
Raimundo Oman Carneiro Filho
Em tempo:
Nesta segunda-feira (28), diversos presidentes de partidos políticos (PRB, PMDB, PPS, PSB, PV), cumprindo legitimamente seu papel, encaminham ofício ao Presidente da Câmara Municipal de Sobral, Hermenegildo de Sousa Neto, para que o mesmo faça cumprir a PEC e dê posse aos suplentes, deixando a Câmara com 21 vereadores.

CHARGE- ERAMOS6


QUAL SERÁ O POSICIONAMENTO DOS VEREADORES?

Estará acontecendo nesta segunda-feira,28, a primeira sessão na Câmara de Sobral, após a promulgação da PEC dos vereadores, tornando-se texto constitucional.
A reunião de hoje será mais que oportuna para os vereadores atuais. Esperemos o pronunciamento de todos, já que em um passado não tão distante falavam em perca de representatividade em Sobral pelo próprios, e as mifestações dos edis será importante já que a câmara terá que adaptar a lei orgânica a emenda 58/09, estipulando assim o número de vagas na "Casa do Povo".
Em tempo: O silêncio dos vereadores a respeito da PEC não deve ser continuada, a população deseja saber qual será o posicionamento de todos, já que não haverá dispesas adicionais ao povo.

domingo, 27 de setembro de 2009

A VISÃO MALDOSA DA REVISTA VEJA

A forma preconceituosa e covarde adotada pela revista Veja na edição deste fim de semana, merece repúdio de todos os sobralenses. A mídia falida que sustenta-se patrocinada por uma oposição desclassificada e inoperante, tenta ridicularizar o presidenciável Ciro Gomes, usando à cidade de Sobral em uma matéria nada jornalística, mas sim com mentiras e preconceito.
O não contentamento com o avanço de Ciro nas pesquisas faz com que a Veja trabalhe a serviço do "mal", ou seja, tentando produzir uma falsa realidade de nosso município, que mesmo fincado no sertão nordestino, cresce em todos os segmentos na velocidade que a revista desconhece.
O certo é que estamos nas vésperas de uma campanha eleitoral, e o que há de pior na política brasileira, produzida na história recente deste país, busca de todas as formas o poder.

sábado, 26 de setembro de 2009

VACINE SEU ANIMAL

A Prefeitura de Sobral, através do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde e Ação Social, realizará neste sábado, dia 26, a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal. As equipes de vacinação estarão em todos os Centros de Saúde da Família das 8h às 17h para garantir que 100% dos animais sejam vacinados.A Raiva é uma virose caracterizada por uma encefalopatia aguda e letal, que acomete animais de sangue quente, inclusive o homem.

TRATAMENTO DE SAÚDE

De licença remunerada para tratamento de saúde, a senadora Patrícia Saboya foi vista semana passada participando de uma corrida de pedestres em Fortaleza. Deve fazer parte do tratamento.
Fonte:CH

REUNIÃO GOVERNADOR E SECRETÁRIOS CONTINUA

O governador Cid Gomes dará prosseguimento, neste sábado, a partir das 8 horas, na Residência Oficial, à reunião de todo o secretariado que foi iniciada nessa sexta-feira. O encontro avalia o andamento das obras do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo (Mapp).
A partir da próxima semana, em atendimento a solicitação do governador, o Mapp terá também o acompanhamento dos empregos gerados nas obras em execução do Governo Estadual.
Na sexta-feira, o secretário da Saúde, João Ananias, primeiro a expor ações, reafirmou a data da licitação para as obras do Hospital Regional Norte, em Sobral, marcada para o dia 24 de novembro. Ananias também apresentou o andamento das obras de construção das 21 Policlínicas e dos 16 Centros de Especialidade Odontológicas (CEOs). Ficou acertado para próximo dia 8, a inauguração CEO de Ubajara, na Serra da Ibiapaba.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CIRO: "SERRA É MAIS FEIO NA ALMA DO QUE NO ROSTO"

Ciro já tinha dito, numa sabatina na Folha, que Serra não tem escrúpulos. E que, se fosse preciso, passaria com um trator por cima da mãe.
Todos os políticos e jornalistas sabem que isso é verdade.
Só o Ciro tem coragem de dizer.
Veja o que saiu na Folha Online:
Sexta-Feira, 25/09/2009
Ciro faz críticas a Serra e diz que tucano é “mais feio na alma do que no rosto”O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) fez críticas nesta sexta-feira ao seu desafeto político, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Os dois devem disputar a Presidência da República em 2010.
“Ele [Serra] é feio para caramba, mais feio na alma do que no rosto. Ele tem uma truculência ao se relacionar com seus adversários. A conduta pessoal dele em relação aos seus adversários é uma conduta feia, de não enfrentar com linguagem civilizada, uma atitude destrutiva, que inibe o diálogo. Para mim, é horrível. Até minha conta pessoal de salário ele conseguiu que um juiz de São Paulo bloqueasse”, disse Ciro.

PALAVRA DO PRB DE SOBRAL

Aconteceu no começo da noite desta sexta-feira (25) mais uma reunião com os presidentes de partidos e suplentes de vereadores de Sobral. Segundo o presidente do PRB de Sobral, ex-deputado Oman Carneiro, a luta será para cumprimento da Constituição Federal. "Se necessário levaremos a população todas as informações para que ela exerça pressão aos atuais a fim de fazer valer seus direitos". enfatiza Oman.

DE PRIMA

A bela italiana Michelle Poligamia, que reside em São Leopoldo (RS) é a deprima desta semana.

TUCANALHAS

A queda de Dilma Rousseff nas pesquisas acendeu a luz vermelha e soou o larme. Aliados do PMDB, PTB, PP e PR já flertam despudoradamente com a tucanalha. Outros, como PDT e PCdoB, consideram marchar com Ciro Gomes.

MAIS UM JOGADOR QUER SER CANDIDATO A DEPUTADO

O jogador de futebol Marcelinho Carioca, vai se filiar ao PDT para, segundo o PDT-SP, se candidatar a deputado federal no pleito de 2010. Marcelinho joga hoje no Santo André, de São Paulo. O ex-craque do Corinthians se junta à lista, que inclui Romário (filiado ao PSB do Rio de Janeiro) e Edmundo, que quer ser deputado estadual pelo PP carioca.

VOTO QUE CABE NUM FIAT 147

O ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do Partido da República, comanda, nesta sexta-feira, café da manhã, no Gran Marquise Hotel, no qual a legenda receberá novas filiações.
Na lista, há políticos e gente da imprensa como Marcos Lima, apresentador do Rota 22, da TV Diário, o professor Antonio Mourão Cavalcante, que deu adeus ontem ao PDT, e o ex-presidente da OAB do Ceará, Cândido Albuquerque, e o ex-diretor do HGF, Florentino Cardoso.
O ex-prefeito de Iguatu, Edilmo Costa, e o empresário Sérgio Rodrigues, que é irmão do ex-prefeito de Pacatuba, CélioRodrigues, também assinam ficha no PR, que reforça nomes de olho principalmente nos cargos proporcionais.
(Blog do Eliomar)

NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO EM SOBRAL

Começa nesta sexta-feira (25) em Sobral, e se estenderá até o dia 4, dia de São Francisco, uma das maiores comemorações religiosa do Ceará. Embora a padroeira da cidade seja Nossa Senhora da Conceição, os festejos no Satuário de São Francisco de Sobral, todos os anos recebe milhares de fiéis nos dias consagrado ao novenário, que rendem as homenagens e gratidões pelas graças alcançadas.