sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TRE DESTACA AÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará enviou nota à imprensa destacando o esforço da Justiça Eleitoral para cadastrar os eleitores com deficiência, em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado ontem (20).
O TRE do Ceará realiza o treinamento de 78 mil mesários, que atuarão nas próximas eleições, e distribuiu a Cartilha Acessibilidade nas Eleições, na qual se encontram instruções aos mesários para incentivar o eleitor com deficiência a se cadastrar e informar a sua situação. Essas medidas são tomadas com o fim de que haja redução das barreiras nos locais de votação.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está trabalhando com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ceará (CEDEF). O TRE já encaminhou um relatório ao Conselho com o resultado da vistoria dos servidores da Justiça Eleitoral nos 7.131 locais de votação em todo o Estado. Apenas 284 locais de votação não foram vistoriados.
O documento contém um diagnóstico sobre as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas seções eleitorais.
O TRE também enviou ofício aos gestores das instituições municipais, estaduais e federais e aos responsáveis pelas edificações particulares, visando à melhoria da acessibilidade nestes locais.
(Fonte: TRE-CE)