terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PREFEITURA MANTERÁ NOME DE PESSOAS VIVAS EM PRÉDIOS PÚBLICOS EM SOBRAL


Após questionamentos na Justiça, a Prefeitura de Sobral irá manter o nome de pessoas vivas em uma série de prédios públicos do Município. Esses batismos haviam sido proibidos pela Justiça em dezembro do ano passado, mas foram novamente regularizados por decisão do desembargador Francisco José Martins Câmara. Entre os homenageados em obras públicas sobralenses, estão o ex-governador Ciro Gomes e Maria José Ferreira Gomes, mãe do governador Cid Gomes (PSB).
 “(A proibição) é uma tentativa de se querer reduzir o comportamento humano em sociedade a uma norma jurídica, sem considerar que esta (a norma) existe em função da sociedade”, justifica o desembargador em decisão de 19 de dezembro do ano passado. No recurso que provocou a ação, a Prefeitura de Sobral argumenta que os nomes em questão, mesmo se referindo a pessoas vivas, foram escolhidos e legitimados pela Câmara Municipal da cidade. 
Questionamentos 
A mudança dos nomes de pessoas vivas em obras públicas já vinha sendo requerida pelo Ministério Público Estadual (MPE) de Sobral desde outubro do ano passado. Segundo o promotor de Justiça Irapuan Dionizio Júnior, a prática fere o princípio da impessoalidade das ações públicas, previsto no artigo 37 da Constituição Federal.
ENTENDA A NOTÍCIA
Em 6 de dezembro do ano passado, decisão do juiz Willer Sóstenes de Sousa e Silva obrigou a Prefeitura de Sobral a mudar o nome de obras públicas com o nome de pessoas vivas. A decisão previa multas de R$ 1 mil por dia. (Opovo)