sexta-feira, 14 de junho de 2013

ZEZINHO ALBUQUERQUE DESTACA RECEPTIVIDADE DA CAMPANHA PELA REFINARIA NO INTERIOR

(Pres. José Albuquerque (PSB) na Rádio AL é em entrevistado por Narcélio Limaverde)
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), concedeu, na quinta-feira (13), entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da FM Assembleia. O parlamentar abordou a campanha pela instalação da refinaria Premium do Ceará, com ações amanhã em Limoeiro do Norte.
José Albuquerque destacou que a campanha tem sido bem recebida em todas as visitas ao Interior. Ele agradeceu aos prefeitos Veveu Arruda, de Sobral; Carlos Felipe, de Crateús, e Jean Azevedo, de Tianguá, que recepcionaram a caravana em defesa da refinaria.  
Em Tianguá, conforme afirmou, estiveram também presentes 13 prefeitos da região da Ibiapaba, vereadores, empresários e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Estamos mostrando e a população está entendendo qual a importância econômica de uma refinaria. Por conta disso, não cessam de chegar pedidos, de todos os recantos do Estado, pedindo material para divulgar a campanha nos colégios, sindicatos e entidades”, assinalou.
José Albuquerque salientou que está otimista quanto aos resultados da campanha. O evento em Limoeiro começará às 10h, com a presença dos prefeitos da região e empresários. ”Em seguida, estaremos na inauguração do açude Figueiredo, ao lado do governador Cid Gomes”, adiantou.
O presidente da Assembleia lembrou que a construção da refinaria é compromisso firmado pelo então presidente Lula e pela presidente Dilma Roussef. “Estamos pedindo que o empreendimento seja instalado o mais rápido possível”, afirmou.
José Albuquerque ressaltou que é importante a participação de toda a população cearense.  “A refinaria vai servir a todo o Estado. Serão R$ 7 bilhões a mais de ICMS, gerando 90 mil empregos entre diretos e indiretos. Serão beneficiados 300 mil barris de petróleo por dia. Haverá indústrias se instalando em todo o Ceará”, frisou.
O presidente da AL lembrou que os incentivos fiscais para implantação de novos empreendimentos são proporcionais à distância da Capital, facilitando a interiorização do desenvolvimento. Ele acentuou que a empresa Grendene, em Sobral, está com 22 mil funcionários. Porém, compra matéria-prima na Bahia. “Com a refinaria, ela vai poder comprar aqui. Outras empresas também irão se instalar no Ceará, beneficiando-se da proximidade da matéria-prima”, acrescentou.
De acordo com o deputado, a luta é pelo início das obras. “Uma vez começando, não vai voltar atrás. A refinaria vai ajudar o Ceará e o Brasil. Hoje, o petróleo bruto é exportado e volta refinado, gerando déficit na balança comercial. Queremos sensibilizar a presidente Dilma e a presidente da Petrobras, Graça Foster, para que tenhamos a refinaria o mais rápido possível”.   
QUADRA CHUVOSA
O parlamentar fez também um balanço da quadra chuvosa. Segundo ele, o Cariri foi privilegiado, porque teve chuva “e não está com tantos problemas”. A região norte não colheu, mas as chuvas foram suficientes para o pasto. Os reservatórios pegaram água, considerou. A região problemática, na sua avaliação, é parte dos Inhamuns, que poderá enfrentar problemas de abastecimento. O presidente lembrou ainda que o Governo do Estado vem fazendo adutoras, como a que foi entregue recentemente para o município de Amontada.
 (Informações da AL-CE - Foto: Paulo Rocha)