quarta-feira, 19 de junho de 2013

ESSA É A HISTÓRIA DE SOBRAL: ESPECIAL 240 ANOS

A histórica foto traz personagens sobralenses que ainda hoje são lembrados.
Da esquerda para direita: Evangelina Saboya de Albuquerque(Esposa do alemão Teodore Zizemer, Gerente da Fábrica de Tecidos Ernesto Deocleciano de propriedade de seu Pai, o industrial latifundiário, Juiz de Direito e Chefe Político, Dr. José Saboya de Albuquerque.
Maria da Soledade Miranda Paula Pessoa Saboya de Albuquerque, mais conhecida por Sinhá Saboya(Homenageada do Bairro Grande Sinhá Saboia) também neta do “Senador dos Bois”, epíteto de Francisco de Paula Pessoa(Senador Granjense) um dos maiores criadores de gado do Ceará, de onde a Sinhá Saboya herdou uma grande quantidade de terra, e o espólio político bem usado pelo seu esposo Dr. José Saboya de Albuquerque.
Dr. Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, eleito em 02 de dezembro de 1945, para uma vaga Senatorial, numa eleição emblemática, onde as duas vagas foram preenchidas por Sobral. O Chefe Político Chico Monte fez o “Raposa Granjense”, Olavo Oliveira, Senador da República. Já Dr. José Saboya mostrava toda sua força política, elegendo seu genro, o Dr. Plínio Pompeu.
Maria Soledade Saboya de Albquerque, carinhosamente chamada de Mariinha, casou com Dr. Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, avó do atual deputada estadual, Patrícia Saboya.
Dr. Ernesto Saboya de Albuquerque, que foi Deputado Federal e Presidente do BNDES era filho do Dr. José Saboya.
A criança sentada o historiador imagina sendo Lúcia Saboya (?) filha Dr. José Saboya.
(Parte do Livro a ser lançado - História de Sobral, Especial 240 anos de Sobral, do Pesquisador Santana Júnior)