terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA PODE SER DEFINIDA NESTA SEMANA

Ainda nesta semana pode haver um acordo, entre todas as bancadas, para que haja consenso em torno da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, que deve ser votada no próximo dia 1° de fevereiro, data que marca o início dos trabalhos. A previsão é do deputado estadual Sérgio Aguiar (Pros), que assegura a vontade dos parlamentares de reeleger o deputado Zezinho Albuquerque (Pros) à Presidência da Casa, para um mandato de mais dois anos.
Mesa
A eleição da nova Mesa já mobiliza articulações internas nos partidos. Diferentemente da Câmara Municipal, onde vagas na Mesa são disputadas individualmente por cargo, o núcleo da Assembleia é pleiteado em chapas de dez membros, o que força um consenso que, no entanto, não é regra.
Conforme Regimento Interno da Casa, a cada cinco membros em partido ou bloco, o grupo tem direito a uma vaga na Mesa. Especula-se que pelo menos quatro blocos políticos foram formados na última semana para disputar as vagas na Mesa Diretora. Tanto a base de aliados do Governo quanto o grupo de oposição resolveram se dividir para conseguir maior participação na próxima legislatura.
Mulheres
Nos corredores do Legislativo, aponta-se a possibilidade de a Mesa Diretora ter a presença de uma parlamentar. Nesta nova legislatura, sete mulheres devem fazer parte do Poder Legislativo a partir de fevereiro. Mesmo com a pressão das parlamentares, em anos anteriores, a participação das mulheres nas decisões do parlamento cearense sempre foi pequena, nenhuma fez parte da Mesa Diretora na legislatura passada. O nome da deputada Laís Nunes (Pros), eleita para seu primeiro mandato, está entre as cotadas. O deputado Sérgio Aguiar havia adiantado a O Estado, que a deputada Fernanda Pessoa (PR) poderia ser uma das indicadas pela oposição.
Laís Nunes confirmou a articulação em torno de seu nome, afirmando que já se colocou à disposição de seu partido para participar da diretoria da Casa legislativa. Ela ainda ressaltou a importância de a nova Mesa ter uma participação feminina. “Eu já estive conversando com alguns colegas deputados e coloquei meu nome à disposição e disse que tenho interesse de estar participando da Mesa. Acho importante a Mesa Diretora ter uma representante feminina nesse momento em que a casa ganha mais representação na ala. Mas, a decisão e indicação, é do partido e, nos próximos dias, vamos nos reunir para poder conversar e decidir como será a representação da legenda”.
Laís reforça a previsão de Sérgio Aguiar, afirmando que esta semana será decisiva para a formação da nova Mesa. “Até o momento, não houve nenhuma conversa oficial, envolvendo a Mesa, e decisões serão tomadas realmente nesses próximos dias que antecede o incio dos trabalhos”.
Unanimidade
Apesar da indefinição para os cargos ainda não “pleiteados”, como os da 1ª e 2ª vice-presidências e 2ª, 3ª e 4ª secretarias, além das vogais, os parlamentares são unânimes pela permanência de Zezinho. Sérgio Aguiar ressalta que o parlamentar fez um excelente trabalho, com destaque para o“diálogo com a sociedade, a fim de detectar os problemas dela e até colhendo sugestões de ideias sadias em favor do crescimento”.
Aclamação
Nos corredores da Casa legislativa muitos deputados já declaram apoio à reeleição de Zezinho, o que transformaria o pleito de 2015 em uma eleição por aclamação, com uma possível chapa única, apesar de a oposição estar se articulando para ter forças e aliados a fim de entrar na briga pela vaga. A expectativa agora é por uma reunião decisiva dentro do Pros na qual sairia a decisão final do nome que disputará a Presidência, apesar de teoricamente a decisão já está tomada em torno do atual presidente do legislativo.
O parlamentar lembra que, na atual administração, houve conquistas para o conjunto dos servidores da Casa com o novo Plano de Cargos e Carreira e Remuneração. Isso, como analisa, valorizou o segmento. O desafio, aponta, é trazer para essa nova legislatura “sangue novo”, já que a Casa foi renovada em cerca de 50%, como quis a população.
Aguiar frisa ainda que o processo de negociação em cada bancada será eclético, pluripartidário, encabeçado pelo deputado Zezinho Albuquerque. O parlamentar busca a recondução para o cargo de 1ª secretaria, e admite que seu nome e o de Zezinho já estão mais “pacificados”.
Com informações do OE