O governador Camilo Santana participou, na manhã de segunda-feira (26), da inauguração do campus do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), em Itapipoca. O equipamento foi inaugurado pelo ministro da Educação, Cid Gomes. Na ocasião, o ministro destacou a . parceria entre os governos federal e estadual, que doou o terreno e atuou fortemente na construção do estabelecimento de ensino. O campus ofertará cursos técnicos e superiores, definidos após consultas e amplo debate com a comunidade local. O IFCE de Itapipoca, cidade situada no Litoral Oeste do Ceará, distante em 130 km de Fortaleza, beneficiará também os municípios de Itapajé, Irauçuba, Tururu, Uburetama, Miraíma e Amontada.
De acordo com o ministro Cid Gomes, uma grande meta de sua gestão à frente do MEC é o ensino básico. “Governador Camilo, quero afirmar aqui que a modalidade ensino básico será ao nosso maior desafio e o ensino fundamental, nossa maior preocupação”, comentou. “O nosso compromisso de ampliar a educação se firma com a implantação de um Campus avançado da Universidade Federal em Itapajé, que eu já assegurei e eu assumo o compromisso de não medir esforços para criar o Campus avançado da UFC em Itapipoca”, concluiu
“É importante contar com o apoio do ministro Cid Gomes, principalmente no momento em que a presidenta Dilma elege como lema para o seu governo “Brasil, pátria educadora!”. Eu parabenizo a iniciativa do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, de expandir os institutos federais por todo o Brasil. Aqui no Ceará eram quatro no início do Governo. Estamos em 26 com planejamento para 33 e vamos expandir ainda mais”, disse o governador Camilo Santana.
Camilo citou ainda a conclusão da siderúrgica para 2016. “É a única siderúrgica em construção na América e vai dar oportunidade para o setor metalomecânico do Ceará. Temos também o Centro de Capacitação do Trabalhador Cearense, quase concluído. Essas obras vão mudar a realidade da economia no Estado. Vale lembrar que eu e a vice-governadora Izolda não vamos medir esforços para expandir as Escolas de Ensino Profissionalizante de Tempo Integral para todas as cidades do Ceará”, finalizou o governador.
O IFCE
A estrutura do Instituto conta com uma área construída total de 4.442 m², com bloco administrativo e de serviços em dois pavimentos, abrigando todos os serviços administrativos e complementares, além das unidades de apoio aos estudantes. O bloco didático também possui dois pavimentos, constando de 10 laboratórios (bloco inferior) e 10 salas de aula (superior). O Campus também dispõe de espaços externos de convivência, cantina central, biblioteca, ginásio poliesportivo coberto e com arquibancadas, WCs, estacionamento e auditório para 182 lugares.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará oferta cursos técnicos de Edificações; Mecânica; Sistemas de Energias Renováveis; Meio Ambiente; Desenho de Construção Civil; Multimeios Didáticos; Tradução e Interpretação de Libras; Nutrição e Dietética. São ofertados também os cursos superiores tecnológicos de Mecatrônica Industrial; Agrimensura e Saneamento Ambiental, bem como os cursos superiores (licenciaturas) em Física e Teatro.
Participaram da cerimônia o secretário substituto de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Machado Féres; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Virgílio Augusto Sales Araripe; o prefeito de Itapipoca, Dagmauro Sousa Moreira; o diretor geral do Campus de Itapipoca, Alencar Tajanes; os senadores José Pimentel e Inácio Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; os deputados federais André Figueiredo, Chico Lopes e José Guimarães e o reitor da UFC, Gisuaudo Farias e demais convidados.