sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PARLAMENTARES NEGOCIAM ESPAÇOS DE DESTAQUE EM MESA DIRETORA

(Na foto: Tim Gomes ao lado do Presidente Zezinho Albuquerque)
(Blog do DN / Por Yohanna Pinheiro)

Embora as articulações por assentos na Mesa Diretora e por comissões técnicas da Assembleia Legislativa tenham começado desde o fim das eleições do ano passado, somente a partir dessa semana elas passaram a ter caráter decisivo. Desde a última segunda-feira (19), o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PROS), tem recebido alguns parlamentares em seu gabinete para que eles apresentem seus interesses.

Como tem sido de praxe nas últimas legislaturas, a ideia é criar uma chapa consensual suprapartidária que contemple tanto os parlamentares de situação como os de oposição. Conforme o Regimento Interno, a composição da Mesa deve respeitar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares com atuação na Casa. O atual presidente Zezinho Albuquerque é o favorito para permanecer no cargo, assim como o primeiro-secretário Sérgio Aguiar (PROS).
Para assegurar um assento na Mesa, conforme cálculos dos próprios parlamentares, é preciso que um partido ou bloco tenha pelo menos cinco representantes no Parlamento. “A formação da Mesa é muito (delimitada), quase matemática. Se um grupo de partidos tem cinco deputados, ele tem direito a um lugar na Mesa. Se tem 10, tem direito a dois. Formados esses blocos, é só montar qual é a vaga de cada um”, explicou o atual vice-presidente, Tin Gomes (PHS).