terça-feira, 9 de abril de 2024

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO



_Fortaleza, 8 de abril de 2024_ - A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoverá, na próxima terça-feira (9/4), às 17 horas, uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A cerimônia, que ocorrerá no Plenário 13 de Maio, foi solicitada pela deputada Juliana Lucena (PT), segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia. Também assinam o requerimento para a homenagem os deputados Evandro Leitão (PT), Sargento Reginauro (União), Firmo Camurça (União), Luana Ribeiro (Cidadania) e Marta Gonçalves (PL). Os deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT), Felipe Mota (União), Carmelo Neto (PL) e Queiroz Filho (PDT) subscrevem a solicitação.


Juliana Lucena destaca que o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado em 2 de abril de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A parlamentar lembra que o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Ceará, diversas personalidades e instituições trabalham para garantir atenção e apoio a esse público, especialmente às crianças. 


Segundo ela, o objetivo da sessão é reconhecer e homenagear pessoas e instituições do Estado que se dedicam à disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e à luta contra o preconceito que afeta as pessoas com autismo.


Estão entre os homenageadas da cerimônia a jornalista Helaine Lima de Oliveira, mãe atípica, e voz na defesa da informação clara e educativa sobre o tema e as profissionais do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI), da Assembleia: a psicóloga Renata Carvalho Soares e a assistente social Maria Rivanilde Oliveira Marques. 


A deputada, também, ressalta a importância de reconhecer e apoiar as mães atípicas, que enfrentam desafios especiais na criação de filhos com autismo. Para Juliana, a sessão solene será uma oportunidade para destacar o trabalho dessas figuras e instituições e para sensibilizar a sociedade sobre a importância de promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo.