De acordo com ele, o objetivo é alinhar a estrutura da Casa às normas de prevenção orientadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, além de recuperar as linhas arquitetônicas do prédio e abrir os espaços externos à população.
Inaugurado em 1977, o Palácio Adauto Bezerra até hoje não atende às normas do Corpo de Bombeiros, tendo a estrutura do Plenário 13 de Maio atingida por um incêndio em 2024. O presidente da Alece informou que o projeto de requalificação do edifício-sede foi elaborado por engenheiros e arquitetos qualificados, orientados a recuperar a iluminação original da edificação e a abrir os jardins do entorno à sociedade cearense.
“A proposta integra os jardins do edifício à comunidade, o que simboliza a abertura das grades que cercam o Poder Legislativo”, adiantou. Romeu Aldigueri ressaltou também que “os novos espaços serão inclusivos, pensados para a acessibilidade, estímulos visuais e sonoros e para uma experiência qualificada de circulação e permanência”.
Entre as mudanças estruturais previstas constam a requalificação de toda a instalação elétrica, com a substituição e modernização de toda a infraestrutura, em conformidade com os padrões atuais de segurança; a correção de vazamentos e requalificação da cobertura do edifício; a implantação de uma escada de serviço externa, que vai auxiliar na manutenção do prédio; a construção de um sistema de reservatórios de água no térreo, em substituição às caixas d’água, que serão removidas; o desenvolvimento de um sistema de drenagem pluvial da cobertura do edifício e a recuperação e modernização da antena de TV.
A implantação de um espaço pet, academia ao ar livre, áreas sombreadas, caminhos de passeio, bancos e locais de silêncio, além de um Pavilhão das Bandeiras serão os novos espaços que serão abertos à população na área externa, onde atualmente existem os jardins da Casa. Conforme Romeu Aldigueri, esses novos espaços constituem “elementos que reforçam o sentimento de pertencimento”.
O presidente explicou que os recursos para a realização do projeto já são previstos no orçamento de 2026, mas que ele ainda passará por processo licitatório. “É um projeto espetacular, de muito bom gosto e que moderniza o Parlamento e reforça ainda mais o contato da Alece com o povo cearense”, avaliou.
AVALIAÇÕES DOS DEPUTADOS
Durante o anúncio, o presidente da Casa recebeu retorno dos parlamentares presentes na sessão.
O deputado Salmito (PSB) enalteceu a qualidade do projeto e afirmou que ele demonstra a história e o compromisso social e político da Alece com a população cearense. “O projeto não só requalifica o espaço da Assembleia Legislativa como também requalifica o simbolismo da nossa Casa, a Casa do Povo cearense, como casa da representação da cearensidade”, concluiu.
Já a deputada Jô Farias (PT) ressaltou o sentimento de pertencimento e humanização do espaço, que poderá ser acessado também pela população. “Cuidar das pessoas e dos espaços é fundamental para que a gente possa ter um ambiente saudável, onde as pessoas se sintam contempladas e pertencentes a esse espaço. Nós também nos sentimos contemplados com todo esse cuidado e humanização desta casa”, comentou.
O deputado Stuart Castro (Avante) elogiou a gestão do presidente e o projeto da reforma dos espaços externos e a transformação em espaço de convivência para a população. Essa iniciativa, segundo o parlamentar, tem potencial para transformar o espaço em um “equipamento turístico”. Ele também sugeriu que a Alece busque formas de gerar energia fotovoltaica para suprir as necessidades da Casa e que sejam incluídos pontos de carregamento de carros elétricos.
Para o deputado Bruno Pedrosa (PT), a requalificação do espaço traz o simbolismo de fortalecimento institucional. “O presidente tem essa característica de sempre estar na vanguarda do que há de melhor, de moderno, no que há de mais democrático, republicano. Nós ficamos muito honrados e muito satisfeitos de fazer parte dessas histórias”, comemorou.
O deputado David Vasconcelos (PL) parabenizou todos os envolvidos pela iniciativa e o acolhimento para a população. E o deputado Simão Pedro (PSD) também ressaltou a importância da abertura de um novo espaço de lazer para a população.
De acordo com o deputado Queiroz Filho (PDT), a iniciativa é louvável. Ele sugeriu que os parlamentares contribuam para a requalificação do espaço destinando recursos de suas emendas do Programa de Cooperação Federativa (PCF).
O deputado Guilherme Bismarck (PSB) frisou que a Casa precisava de uma modernização e que o projeto apresentado é importante para abrir ainda mais a Alece para a sociedade cearense, bem como valorizar a natureza do local por meio do paisagismo.
MEDALHA SENADOR PAULO SARASATE
O presidente Romeu Aldigueri também anunciou a realização de sessão solene para a entrega da Medalha Senador Paulo Sarasate a quatro parlamentares: Zezinho Albuquerque (Progressistas), Osmar Baquit (PSB), Fernando Hugo (PSD) e Antônio Granja (PSB).
Ele explicou que a comenda é destinada ao deputado que, durante quatro sessões legislativas consecutivas, for escolhido pelo Comitê de Imprensa do Ceará como um dos três melhores deputados do ano e ao deputado estadual que houver completado 25 anos de exercício do mandato.
“Nossos quatro colegas estão nessa condição e já tiveram seus nomes aprovados pela Mesa Diretora, então será mais um momento de comemoração aqui no Parlamento cearense”, informou.