A cerimônia reuniu diversas autoridades federais e estaduais. Além de Lula e Alckmin, estiveram no palco o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri; entre outros. O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, abriu o evento com um discurso em homenagem ao presidente.
“Hoje, anuncio o nosso plano de investir R$ 500 milhões em pesquisa e desenvolvimento nos próximos cinco anos, no Ceará”, declarou Teixeira.
Ao discursar, Lula afirmou que a inauguração também serve de reflexão sobre entraves ao desenvolvimento industrial brasileiro. “O dia de hoje não é apenas um dia de comemoração. É um dia em que a gente tem que fazer uma reflexão de por que as coisas não aconteceram com mais rapidez nesse país”.
O presidente ainda destacou a satisfação com entregas recentes feitas no Ceará, citando o investimento do TikTok no estado e o lançamento das Carteiras Nacionais Docentes. “Saio daqui hoje muito mais prazeroso”, declarou.