quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MAIS DE 55 MIL BENEFÍCIOS CORTADOS NO CEARÁ

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o pagamento de 55.769 benefícios do Bolsa Família no Ceará, neste mês, porque as famílias não atualizaram seus dados cadastrais até 31 de outubro. Em todo o país, 975.601 benefícios foram bloqueados. Mesmo sem receber os valores referentes a novembro, os segurados devem procurar o gestor municipal do programa e regularizar a situação para que seu benefício seja desbloqueado, desde que se enquadrem no critério do Bolsa Família, ou seja, renda mensal per capita de até R$ 140,00. A partir de janeiro de 2010, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.
A medida adotada pelo MDS é, segundo o governo, um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda que atende 12,4 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros. São transferidos a essa população cerca R$ 1,1 bilhão por mês. Nos totais do pagamento de novembro, que ocorre entre os dias 17 e 30, estão incluídos os benefícios bloqueados. Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados, como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos.
O processo de revisão cadastral é realizado em parceria com os municípios. Em fevereiro, 3,4 milhões de famílias precisavam renovar as informações no Cadastro Único, base de dados dos programas sociais. Com o trabalho realizado até 31 de outubro, restaram 975.601 domicílios que tiveram os benefícios bloqueados.
(Assessoria de Comunicação Social do MDS)