terça-feira, 24 de novembro de 2009

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL

A Santa Casa, hospital filantrópico que atende a uma região de aprox. 1.600.000hab, é credenciado como hospital de ensino pelo ministério da saúde e da educação. Um hospital universitário é definido como uma instituição que se caracteriza por ser prolongamento de estabelecimento de ensino em saúde, além de prover treinamento universitário na área de saúde, por proporcionar atendimento médico de maior complexidade, devendo ser reconhecido oficialmente como hospital de ensino, estando submetido à supervisão das autoridades competentes. Existem aproximadamente 150 hospitais de ensino no Brasil, o que corresponde a 3% do total de hospitais.
Atualmente temos em média 12 médicos de platão e 5 de sobreaviso nas diversas especialidades. Dos plantonistas, 5 ficam na emergência, 1 na UTI, 2 na martenidade, 1 na neonatologia, 1 na traumatologia, 2 na anastesiologia. Dos sobreavisos, 1 na Neoucirurgia, 1 na Endoscopia, 1 na Cirurgia plástica e 2 na cirurgia geral.
Por ser hospital de ensino, somos responsáveis pela formação médica, portanto, temos residência médica em clínica médica, cirurgia, obstetrícia, pediatria e estamos em processo de credenciamentoda anestesiologia. Trata-se de uma importante contribuição para formação e qualificação de profissionais médicos para nossa região. No entanto, esses residentes (que já são médicos) são acompanhados pelos especialistas no exercício da prática médica exigido pelo regulamento da residência médica no MEC.
O internato de medicina e enfermagem é acompanhado por uma equipe de preceptores treinados e monitorados pela diretoria de ensino do hospital e pelas Universidades parceiras (UVA e UFC).