quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SOL DE RACHAR EM TODO CEARÁ

“Fortaleza esteve terça-feira (23), entre as 15 capitais brasileiras nas quais os raios ultravioleta (UV) alcançaram condição extrema de radiação no período da manhã.
De acordo com informação divulgada pela Somar Meteorologia, instituição com sede em São Paulo, às 10 horas a capital cearense atingiu a marca 14, índice máximo da escala que mede esse tipo de radiação.
Segundo a escala, índices de 1 a 2 são considerados baixos; de três a cinco são apontados como moderados; seis e sete são altos; já entre oito e dez são considerados muito alto; enquanto os superiores a dez são apontados como extremos. A radiação UV é parte da luz solar que atinge a terra.”
Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente, desencadeando reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias causadas pela luz solar) e o bronzeamento. O efeito da radiação durante a vida de uma pessoa causa o envelhecimento da pele e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.(Opovo)