sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ RECEBE EVENTO DA FIOCRUZ

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (Pros), participou, nesta quinta-feira (21/11), juntamente com o governador Cid Gomes, da abertura do Encontro sobre Tendências Tecnológicas em Plataformas Vegetais em Fortaleza, Ceará, no auditório José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Casa. Promovido pela Fundação Bio-Manguinhos/Fiocruz, o evento vai debater, até amanhã (22/11), as tendências em tecnologias baseadas em plataformas vegetais, promovendo a sensibilização sobre essas tecnologias a todas as partes interessadas.
Durante o encontro, José Albuquerque parabenizou o governador por ter conseguido para o Ceará mais esse grande empreendimento. Ele observou também que a Fiocruz irá colaborar com o desenvolvimento do Estado, já que vai se instalar em território cearense de forma definitiva.

Para Cid Gomes, a indústria de medicamentos, pesquisa e educação na área de saúde, que está se instalando no município do Eusébio, é um dos empreendimentos mais importantes iniciados em seu governo. Segundo ele, enquanto siderúrgicas e refinaria são atualmente estratégicas para o desenvolvimento do Ceará, no prazo de algumas décadas, a indústria de saúde será bem mais relevante, pois prevê novas matrizes energéticas que substituirão o petróleo e o desenvolvimento de materiais mais eficientes do que o aço.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, informou que estão sendo investidos R$ 140 milhões nas instalações da indústria, que devem ser concluídas até 2015. Também está em elaboração um projeto de expansão, que absorverá recursos da ordem de R$ 170 milhões, “o que vai colocar o Ceará na fronteira mundial do desenvolvimento de medicamentos e vacinas em plataformas vegetais”, frisou.

Também participaram da solenidade os deputados José Sarto (Pros), líder do Governo; Julio César Filho (PTN), vice-líder do Governo; Carlomano Marques (PMDB); Manuel Duca (Pros) e Professor Teodoro (PSD), além do prefeito do Eusébio, José Arimatéia Júnior, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.