quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CENTENÁRIO DO PROFESSOR PRISCO BEZERRA É CELEBRADO NA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa realizou na noite da terça-feira (26/11), sessão solene in memorian, juntamente com a Câmara Municipal de Fortaleza, em homenagem ao centenário do nascimento do professor Prisco Bezerra. A solenidade foi uma iniciativa do presidente da Casa, José Albuquerque (Pros).
Para o presidente, é uma satisfação a Assembleia estar fazendo essa homenagem “a um homem que contribui muito para a educação e para o desenvolvimento do Estado”. José Albuquerque ainda relatou as contribuições do professor Prisco Bezerra à ciência da agricultura e ao ensino superior no Ceará.
Representando a Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Evaldo Lima afirmou que a vida do professor Prisco foi dedicada a ciência e a educação. “Estamos aqui para reverenciar sua memória com os olhos voltados para esta história de lutas”, completou. 
José Albuquerque entregou placa em homenagem póstuma aos sete filhos presentes do professor Prisco Bezerra. José Tarquinio Prisco, primogênito do homenageado e também professor, falou em nome da família citando um pouco da infância de seu pai e características dele como: simplicidade e perseverança. 
Estavam presentes na solenidade representando o governador Cid Gomes, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira; o ex-presidente da Casa, atual prefeito de Fortaleza e neto de Prisco Bezerra, Roberto Cláudio; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante; a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fátima Maria Fernandes; os deputados Lula Morais (PCdoB), Paulo Facó (PTdoB), Tin Gomes (PHS), Carlomano Marques (PMDB), dentre outras lideranças políticas.
Prisco Bezerra nasceu em Lavras da Mangabeira, no dia 27 de novembro de 1913. Graduou-se em Agronomia, em 1935, na antiga Escola de Agronomia do Ceará. Como professor, contribuiu, decisivamente, na modernização do ensino, ministrando aulas de botânica sistemática aos alunos de agronomia e das ciências biológicas. Foi fundamental nos primeiros anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), e na fase crucial da sua consolidação. Foi vice-reitor de planejamento e finanças e pró-reitor de planejamento.  Foi, também, membro do Conselho Estadual da Agricultura, membro da Junta Governativa da Ancar – Ceará, posteriormente denominada Ematerce, e presidente de seu conselho deliberativo por vários anos.