quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DEPUTADOS SUGEREM AÇÕES PARA COMBATE AOS EFEITOS DA SECA

Durante a apresentação, pelo governador Camilo Santana, do Plano de Convivência com a Seca, na manhã desta quarta-feira (25/02), no Plenário 13 de Maio, vários deputados se manifestaram, apresentando questionamentos e sugestões para combate aos efeitos da seca.

O deputado Renato Roseno (Psol) pontuou que a crise hídrica está além da seca e envolve mudanças climáticas e gestão da demanda de água. Para o parlamentar, um gesto importante do Executivo estadual seria afirmar que a prioridade é o abastecimento de água, com iniciativas concretas para a oferta de uma água com qualidade. Roseno criticou a isenção fiscal para o uso de agrotóxicos.
A transposição das águas do São Francisco foi tratada pelo deputado Welington Landim (Pros), que sugeriu a Camilo Santana que lidere um grande movimento com todos os governadores do Nordeste para pressionar o Governo Federal para a conclusão da obra.
O deputado Capitão Wagner (PR) pediu que os recursos públicos destinados à área de publicidade sejam utilizados para massivas campanhas educativas que estabeleçam uma cultura do uso consciente da água.
Ely Aguiar (PSDC) lembrou do projeto de sua autoria, que tramita na Assembleia, sugerindo a implantação de um fórum permanente de debates sobre os recursos hídricos do Estado, independente da situação climática apresentada. 
Os parlamentares Danniel Oliveira (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Audic Mota (PMDB) e Joaquim Noronha (PP) cobraram maior empenho do Governo na compra de máquinas perfuratrizes para a construção de poços no interior do Estado.

Já o deputado Tomaz Holanda (PPS) pediu ao governador Camilo Santana que intervenha junto ao Governo Federal para tentar reverter o corte ao subsídio do milho.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) destacou as ações já implementadas pelo Governo Estadual e elogiou o governador pela disponibilidade para o diálogo. A deputada Aderlânia Noronha (SD) sugeriu que o Governo do Estado realizasse estudos na região dos Inhamuns, pois, segundo ela, há informações de especialistas sobre a existência de um aquífero que pode ser explorado para abastecimento.
Os deputados Moisés Braz (PT) e Carlos Matos (PSDB) pediram que seja considerada a volta dos técnicos agrícolas da Ematerce demitidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Moisés Braz fez um apelo ainda para que sejam garantidos energia e equipamentos para o funcionamento dos poços profundos perfurados no Interior.
Já a deputada Laís Nunes (Pros) propôs a redução da vazão das águas do açude Orós e o deputado Heitor Férrer (PDT) indagou sobre a quantidade de barragens feitas na gestão do ex-governador Cid Gomes.
Também se manifestaram no Plenário os deputados Manoel Duca (Pros), Antônio Granja (Pros), Elmano de Freitas (PT), Doutora Silvana (PMDB), Leonardo Pinheiro (PSD) e Bethrose (PRP). Os parlamentares destacaram a iniciativa do governador de apresentar no Poder Legislativo as ações para convivência com a seca.
(AL/CE)