terça-feira, 27 de outubro de 2015

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA RECEBE ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO “VIÇOSA SEM DROGAS”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) recebeu, na manhã desta terça-feira (27/10), uma comissão de seis estudantes e seis professores da rede municipal de ensino de Viçosa do Ceará. Os alunos foram selecionados para uma visita à AL por meio de um concurso de redação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, cujo tema foi “Viçosa sem Drogas”.

Zezinho Albuquerque explicou que o tema do concurso foi inspirado na passagem da caravana do Ceará Sem Drogas naquele município. Ele informou, também, que a campanha Ceará sem Drogas continuará suas atividades, com a  próxima visita, desta vez, ao município de Aquiraz, programada para esta quinta-feira (29/10).

O presidente exaltou a iniciativa da Secretaria de Educação de Viçosa do Ceará. Segundo ele, é muito importante envolver a juventude nesse trabalho de prevenção. “Nós queremos que os dependentes deixem seu vício, mas queremos mais ainda que os jovens não tenham essa curiosidade quanto ao consumo de drogas, daí a natureza preventiva do nosso trabalho”, disse.

Ele lembrou, ainda, que o Ceará “não é produtor de drogas”, o que requer ações práticas para coibir a entrada de entorpecentes no estado. “Temos que fortalecer as fronteiras e o policiamento nesse sentido, mas quando municípios têm iniciativas como esta consideramos um grande avanço”, ressaltou.

Viçosa do Ceará, vale ressaltar, foi o município onde houve a maior participação popular durante a passagem da caravana Ceará sem Drogas, contanto com cerca de 5.500 jovens acompanhando a programação.

A coordenadora da Secretaria de Educação de Viçosa, Francimeire Siqueira da Silva, explicou que 68 redações foram elaboradas em diversas escolas da rede municipal, e seis foram selecionadas, sendo três de autoria de estudantes do Ensino Fundamental I e três do Ensino Fundamental II.

Francimeire explicou, também, que o concurso se tornará uma ação permanente da pasta, e passará a ser realizado anualmente. “É muito importante para nós sensibilizarmos os jovens para o tema. Devemos estimulá-los a terem esse tipo de consciência”, frisou.

A estudante Maria Eduarda Silva, de 11 anos e uma das premiadas, também entende a importância da iniciativa. “A gente sabe dos malefícios das drogas, mas muitos de nós não temos a consciência do grau de perigo que elas podem trazer em longo prazo, e devemos nos manter atentos a isso”, disse.

Junto com Maria Eduarda também foram premiados os estudantes Aline Araújo de Sousa, Maria Eduarda da Silva Almeida, Rauena Vieira dos Santos, Mateus Honorato de Araújo e Amanda Siqueira Moreira.
Após a abertura da sessão plenária, os estudantes foram conduzidos pela equipe do Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce), para uma visita pelos diversos setores da AL, como o complexo de Comissões Técnicas. Memorial e as instalações da TV Assembleia e FM Assembleia.