quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ASSEMBLEIA PROMOVE MANHÃ DE ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA

A Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, nesta quarta-feira (26/10) uma manhã de atividades em alusão à Campanha Outubro Rosa. A abertura aconteceu no hall do Plenário 13 de Maio, com mostra de fotografia e homenagem a três servidoras da Casa, que venceram o câncer de mama - Helenir Medeiros, Fátima Maria Rocha e Maria Célia Barbosa.
O presidente AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), parabenizou os parlamentares e servidores pelo envolvimento com a causa e pediu que as mulheres se preocupem mais com a sua saúde. “A mulher se preocupa com tudo ao seu redor e, muitas vezes, esquece de se cuidar. Vocês precisam e merecem essa atenção. Cuidem-se. Previnam-se”, alertou.
 Já o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Luís Edson, destacou o apoio da AL ao Outubro Rosa. “Todo ano nos engajamos nesta campanha, desenvolvendo ações de conscientização para nossas servidoras e população em geral. Mulheres, façam o auto-exame e a mamografia, cuidem-se”, assinalou.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, a deputada Fernanda Pessoa (PR) comemorou o valor arrecadado de R$ 640 mil, por meio do Programa de Cooperação Federativa (PCF), que será revertido em três mil biópsias para as mulheres diagnosticadas com a doença darem continuidade ao tratamento. “Meu agradecimento a cada parlamentar que colaborou com essa causa. Tenho certeza que seremos responsáveis pela cura de muitas mulheres cearenses”, observou.
A deputada Laís Nunes  (PMB) alertou para a importância do diagnóstico precoce da doença, frisando que, quanto mais cedo for descoberto o câncer de mama, maior a chance de cura. Já o deputado Carlos Felipe (PCdoB), médico oncologista, se comprometeu em atender, uma vez ao mês, as servidoras da Assembleia Legislativa, realizando os exames que diagnosticam o câncer de mama.
Helenir Medeiros, Fátima Maria Rocha e Maria Célia Barbosa receberam placas em homenagem à sua vitória contra o câncer. “É uma doença que reduz a nossa imunidade, mas que depende totalmente da nossa força de vontade. Oitenta por cento do tratamento depende da paciente, por isso a importância de enfrentarmos a doença de cabeça erguida”, disse Maria Célia.
As atividades contemplaram ainda  café da manhã  debate sobre os desafios do tratamento do Câncer de Mama. Cláudia Belém, representante da Rede Mama, lembrou do apoio necessário às mulheres para que façam os exames e o tratamento. “Os desafios não estão só na conscientização da importância dos exames, mas, principalmente, no  tratamento, onde nem todas têm acesso e apoio necessários”, lamentou.
Participaram do evento ainda os deputados Evandro Leitão (PDT) e Fernando Hugo (PP); a ex-prefeita de Fortaleza e ex-deputada estadual Maria Luiza Fontenele; o oncologista, Dr. Luiz Porto; a coordenadora do Centro Integrado de Oncologia, Dra. Suely Kubrusly e o chefe de gabinete da presidência da Casa, Roberto Mendonça.