terça-feira, 25 de outubro de 2016

CONSTRUÇÃO DE ADUTORA EM DISTRITO DE SOBRAL FICOU NA ORDEM DE SERVIÇO

Uma das mais importantes obras de infraestrutura para ampliação da oferta de água tratada no Município de Sobral - que foi assinada Ordem de Serviço em abril de 2014, pelo Prefeito Veveu Arruda (PT) não será concretizada neste mandato, que falta pouco mais de dois meses para seu término. Trata-se da construção da adutora do Distrito do Jordão.
A solução para o problema de escassez de água na Serra do Rosário, uma reivindicação antiga, de quase duas décadas, viria - no projeto - com o envio de água do Açude Jaibaras, por meio de 18,86 km de tubulação, até o sopé da serra, de onde a água seria bombeada em 7 estações elevatórias. Com 100m de altura uma da outra, as estações elevarão a água a 700m de altitude para vários reservatórios no topo da serra. Por gravidade a água seria distribuída para todas as localidades.
Ao ser captada no açude, a água passaria por uma Estação de Tratamento d’Água (ETA), em Jaibaras, o que garantiria água de qualidade para mais de 8 mil moradores dos distritos de Jordão e Baracho. Com investimentos da ordem de R$ 7 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/ Estiagem) do Governo Federal - a obra ficou - ainda em 2014 - apenas na festa de Ordem de Serviço.