sexta-feira, 24 de abril de 2020

STF ORDENA QUE MAIA SE MANIFESTE SOBRE IMPEACHMENT DE BOLSONARO


Ministro do STF Celso de Mello
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou, na quinta-feira (23/04), que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifeste sobre pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão consta de mandado de segurança impetrado pelos autores da peça, os advogados Thiago de Pádua e José Rossini Campos.
Na petição, eles alegam que já faz mais de 15 dias que o pedido foi protocolado e, apontando “comportamento omissivo” do presidente da Câmara, cobram um posicionamento. Relator no caso no STF, Celso de Mello decidiu solicitar “prévias informações” ao presidente da Câmara, inclusive sobre se daria ou não conhecimento ao processo.
“Entendo prudente solicitar, no caso, prévias informações ao Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, autoridade apontada como coatora (Lei nº 12.016/2009, art. 7º, I), que deverá manifestar-se, inclusive, sobre a questão pertinente à cognoscibilidade da presente ação de mandado de segurança”, escreveu o ministro.
Celso de Mello também citou Bolsonaro e o advogado-geral da União, André Mendonça, para que ele possa apresentar sua defesa no processo, como “providência essencial” ao andamento do mandado de segurança no STF, já que se o pedido dos advogados for acatado, a “esfera jurídica” do presidente poderá ser afetada.