Natural de Sobral Padre José Linhares Ponte foi ordenado sacerdote por Dom José Tupinambá da Frota. Realizou cursos nacionais e internacionais nas áreas de filosofia, teologia, psicologia e línguas. É filósofo, teólogo, psicólogo, pedagogo, administrador, escritor, educador, viveu ativamente a política, exercendo o cargo de deputado federal de 1991 a 2014, e presidindo o Conselho Estadual de Educação do Ceará de 2015 a 2019.
Sua vasta folha de serviços prestados à Diocese de Sobral se inicia no Seminário São José de Sobral, como professor, depois foi Assistente Eclesiástico na Diocese de Sobral (1957), Reitor do Seminário São José de Sobral, Diretor da Obra das Vocações Sacerdotais, Diretor da Rádio Educadora do Nordeste de Sobral e passou a ser Professor de Ciências Religiosas e de Psicologia em 1964. Posteriormente, foi Vice-Diretor da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral e Diretor do Colégio Sobralense. Foi Diretor, Administrador e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral durante três décadas e porque não dizer, “anjo tutelar” da instituição à qual ainda hoje se sente parte, sendo reconhecido com a denominação do Hospital do Coração que ele construiu e prova todo seu amor nesta publicação ao complexo ao qual se vinculam o Abrigo Sagrado Coração de Jesus e o Hotel Visconde (também construída na gestão do Padre Zé).
Padre Zé, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), presidiu o Rotary Club de Sobral, é imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Foi, também, professor do Curso de Enfermagem da UVA; presidiu a Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Foi Vice-Presidente e Presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil (São Paulo). Foi Presidente do IDT de Sobral e Presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, presidindo, ainda, a Confederação das Misericórdias do Brasil e esta coluna seria pequena para seu invejável e honrado curriculum.
Atuação Política
Em 1988, foi candidato a prefeito de Sobral, tendo Cid Gomes como vice. Porém, a chapa foi derrotada.
Em 1990, foi eleito o deputado federal mais votado do estado do Ceará pelo PSDB, com a coligação "Geração Ceará Melhor" que lançou Ciro Gomes governador, Lúcio Alcântara vice-governador e Beni Veras senador, conseguindo vitória absoluta.
Em 1992, deixou o grupo tucano e se filiou ao PST, mas em 1993 voltou a procurar um novo partido e se filiou ao PP (que viria a se tornar PPB e depois PP novamente). Conseguiu ser reeleito deputado federal nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.
Em 2014, Padre Linhares foi escolhido pelo grupo do governador Cid Gomes para ser o primeiro suplente na chapa do candidato a senador Mauro Filho. Porém, a chapa foi derrotada para a candidatura de Tasso Jereissati.
Em 2015, ao se despedir do mandato de deputado federal, foi nomeado pelo governador Camilo Santana para exercer a função de Presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, cargo que ocupou até 2019[5].
Em 2017, Padre Linhares foi indicado para ser o Presidente de Honra do Partido Progressista no Ceará.
José Linhares Ponte (21/10/1930 - 08/0102025)