O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) elegeu, durante a sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (8), a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva como presidente da Corte para o biênio 2025–2027. Para o cargo de vice-presidente, foi eleito o desembargador Emanuel Leite Albuquerque.
A dupla de magistrados, eleita por meio de um consenso pelos membros do Tribunal, irá substituir a atual gestão, composta pelos desembargadores Raimundo Nonato Silva Santos e Francisco Gladyson Pontes, respectivamente, presidente e vice-presidente/corregedor.
Os eleitos se tornaram membros efetivos do TRE-CE numa votação realizada na última quinta-feira (3) pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). O pleito — que também escolheu os desembargadores Durval Aires Filho e Luiz Evaldo Gonçalves Leite para a suplência da Corte — foi realizado em formato eletrônico e secreto. O TRE-CE, portanto, agora oficializa a eleição.
Trajetória da desembargadora Maria Iraneide
Natural de Sobral, a presidente eleita é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direito Processual Civil. É membro do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), onde é desembargadora desde 2011. É presidente do Conselho Editorial e da Biblioteca do TJCE e integrante da 2ª Câmara de Direito Público.
Já o vice-presidente eleito nasceu em Crateús e também se formou em Direito pela UFC. É especialista em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional e mestre em Direito. Faz parte do Pleno do TJCE. É também membro da 1ª Câmara de Direito Privado e do Centro de Inteligência do TJCE.
(Diário do Nordeste)