Para o gerente da Gemae, Saulo Teles, a modernização marca um avanço importante: “Este investimento consolida uma gestão baseada em dados, aprimorando a estabilidade do sistema e garantindo a redução sustentável e técnica das perdas de água.” O investimento incluiu a instalação de equipamentos que permitem monitorar pressão, vazão e o nível dos reservatórios com alta precisão. Outra inovação é o uso de dispositivos que regulam as bombas de forma mais suave e ajustada à necessidade real do sistema. Isso não só aumenta a vida útil dos equipamentos, mas também contribui para uma significativa economia de energia na operação.
Com a automação, a Cagece consegue operar de forma mais estável e eficiente. Entre os benefícios estão a maior regularidade no abastecimento, com respostas mais rápidas às demandas do sistema; a redução de custos operacionais, graças ao uso mais inteligente de energia e equipamentos; e o controle de perdas, minimizando vazamentos através do monitoramento preciso da pressão e do volume distribuído.
O programa de automação já foi implementado em diversos Sistemas de Abastecimento de Água da Cagece no Ceará, contemplando os municípios de Aracoiaba, Redenção, Aquiraz, Cascavel, Aracati, Crateús, Quixadá, Orós, Irauçuba e Tauá. Com as melhorias realizadas ao longo do ano, a Cagece amplia sua capacidade de oferecer um abastecimento mais seguro, moderno e eficiente para toda a população cearense.