quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

CÂMARA APROVA LEI QUE REDUZ PENA DE JAIR BOLSONARO

 

Entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira (10/12), partidos do bloco conhecido como “Centrão” e a direita fecharam um acordo. Desse modo, eles decidiram levar adiante a votação do projeto que reduz o tempo de prisão previsto para Jair Messias Bolsonaro (PL).

O ex-presidente segue detido desde o fim de novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O político foi condenado pelo crime de tentativa de golpe de estado. Caso o texto avance, a sentença original, de 27 anos e 3 meses em regime fechado, poderá cair para algo em torno de 21 anos.

Acordo no Congresso abre caminho para reduzir tempo de prisão de Bolsonaro

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou o projeto em pauta. A votação terminou com 291 votos favoráveis e 148 contrários. O curioso é que a decisão de levar a pauta para o plenário veio pouco depois de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ter dito publicamente que existia “um preço” para abandonar sua candidatura ao Planalto.

A movimentação começou já pela manhã, após encontros entre dirigentes de partidos do Centrão. Motta avisou os líderes sobre a intenção de prosseguir. Logo depois, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também sinalizou que pretende pautar o tema ainda este ano de 2025.