domingo, 22 de novembro de 2009

INVASÕES NO JAIBARAS REALIZADA ATÉ POR EX-VEREADOR DE SOBRAL

Apesar da vigilância diária, o Dnocs tem encontrado dificuldades para impedir novas construções realizadas de forma desordenada entorno do Açude Ayres de Sousa, no distrito de Jaibaras. Para o funcionário do órgão, Benedito Lopes de Paula, responsável pelo gerenciamento e monitoramento do reservatório, hoje boa parte das terras foram doadas à Prefeitura de Sobral.
Ele revela que nas margens do açude ainda existem uma média de 300 rendeiros. Mas que a maioria destes, que detêm a concessão de uso, ignora as normas de ocupação do órgão. "No momento em que tomamos conhecimento de que alguma edificação está sendo construída ou modificada, nós fazemos uma fiscalização. Se for detectada a irregularidade, optamos pelo embargo da obra", disse.
Uma das obras embargadas pelo órgão continua sendo erguida sem nenhum empecilho. Lopes adiantou que o caso foi encaminhado a Polícia Federal, uma vez que existe denúncia da venda do lote, o que torna a construção ilegal. "Esse terreno pertence ao ex-vereador José Maria Félix. Estamos construindo uma casa a pedido do proprietário", disse Francisco Diogo, responsável pela edificação.
"As pessoas que tem concessão das terras podem construir uma casa para morar, bem como para os filhos, o que não pode é repassar essa concessão para terceiros, nem construir a casa às margens do açude, na beira d´água, como essa que está sendo questionada", disse Lopes. O município iniciou no ano 2004 um levantamento de pendências do patrimônio do Dnocs no Jaibaras e concluído no ano seguinte, com a finalidade de fazer correção de distorções existentes no uso dos imóveis, das áreas de vazantes e construções irregulares nas faixas de preservação do açude, além de tentar identificar todo o patrimônio, recadastrar os concessionários e identificar as construções irregulares. "Hoje toda a área urbana é de domínio do município o que representa 90% das terras".
(Informações WG)