quinta-feira, 11 de março de 2010

FORTALEZA SAI DO LUGAR DEVIDO TREMOR DE TERRA NO CHILE

Segundo matéria da CNN, o terremoto de magnitude 8,8 que abalou a costa oeste do Chile no mês passado foi violento o bastante para movimentar a cidade de Concepción, no mínimo, 10 metros a oeste e na capital, Santiago, cerca de 11 centímetros para o oeste-sudoeste, disseram os pesquisadores.
O terremoto também mudou outras partes da América do Sul, como as Ilhas Falkland e a capital do Ceará, Fortaleza. Os resultados foram alcançados através de medições de posicionamento global por satélite tiradas antes e depois do terremoto de 27 de fevereiro por equipes da Universidade Estadual de Ohio, a Universidade do Havaí, da Universidade de Memphis e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, bem como de agências em toda a América do Sul. Os cientistas da NASA também creditaram o terremoto com o deslocamento do eixo da Terra, o suficiente para criar dias mais curtos. A mudança é desprezível, mas ainda vale ressaltar:
Cada dia deve ser 1,26 microssegundos mais curtos, de acordo com cálculos preliminares. Um microssegundo é um milionésimo de segundo.