domingo, 12 de fevereiro de 2012

ACM MATOU A BAHIA

DO BLOG DE RENATO RIELLA
Muitos me perguntam o que aconteceu com a Bahia. Há muitas versões. Tenho a minha, que apresento aqui.
Na verdade, o período da ditadura teve pouca agitação na Bahia, que foi bem governada por Luiz Viana Filho, um homem tranqüilo e respeitado, mas sem carisma.
Quem ocupou todos os espaços desde o fim da década de 60 foi Antônio Carlos Magalhães, ACM, o Toninho Malvadeza. Esta é a razão do caos atual na Bahia, um estado onde toda e qualquer possibilidade de liderança foi esmagada de forma brutal por este homem, falecido em 2007.
Sobrou gente como Geddel Vieira Lima, uma nulidade em matéria de política, ou mesmo Jaques Wagner, que caiu de paraquedas aproveitando-se do vácuo pós-Malvadeza.
O atual prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), é fraco de personalidade, chorão em praça pública. Sua reeleição em 2008 provou que a Bahia não tem ninguém.
Carlinhos Brown ou Ivete Sangallo seriam ótimas soluções para liderar os baianos, mas não têm origem partidária. No Brasil, o povo não percebe isso, mas sem partido não existe candidato. E partido não aceita candidato novo, calouro. Ficam sempre os velhos, mamando nas velhas estruturas. De qualquer modo, Carlinhos ou Ivete, se eleitos, não teriam experiência administrativa e seriam esmagados pelos picaretas estaduais e federais.