segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: QUASE 270 MIL ELEITORES NÃO FORAM ÀS URNAS EM FORTALEZA

(Cerca de 16% dos eleitores faltaram às eleições em Fortaleza neste domingo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 268.138 eleitores não foram às urnas.)
No Brasil, seis milhões dos 31,7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais faltaram. O número indica que a abstenção no segundo turno ultrapassou 19%, 3 pontos percentuais a mais que o índice do primeiro turno, de cerca de 16%.
Preocupação
O aumento preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será avaliado pela Justiça Eleitoral, disse a presidenta do tribunal, ministra Cármen Lúcia. “Agora cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto aos especialistas e cientistas políticos fazermos essa avaliação, porque qualquer aumento é preocupante. Toda abstenção não é boa”, ressaltou a ministra na entrevista coletiva em que fez um balanço da votação no segundo turno.
Maranhão com maior abstenção
O Maranhão foi o estado com maior índice de abstenção no segundo turno. Dos 678.070 eleitores que deveriam voltar hoje às urnas na capital, São Luís, única cidade do estado com segundo turno, 149.439 não compareceram, 22,04% do total. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 21,55% de abstenção e a Bahia, com 21,4%.
(Informações da Agência Brasil e TSE)