quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PRB GANHA MINISTÉRIO DA PESCA

O PRB, partido criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, chega definitivamente ao poder.O senador, pelo PRB, do Rio de Janeiro, pastor Marcelo Crivela, é o novo ministro da pesca.
No Ceará, será bem fácil a relação com o ministro. O pastor da Igreja Universal, Flávio Bezerra, é o secretário da pesca.
(Via Blog do Roberto Moreira)

QUARTA DE AXÉ E FUTEBOL NO AFONSO GRILL

CIRO GOMES: "OMAN É UM AMIGO QUERIDO E ALIADO IMPORTANTE"

Na foto: Os comunicadores Paulo Roberto, Viana Farias e Assis Nascimento entrevistando Ciro Gomes ao lado de Oman Carneiro.
O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) que esteve na semana passada na Zona Norte do Estado, não perdeu de vista um só momento o aliado histórico Oman Carneiro (PRB) fazendo a todo tempo referênccia que o ex-deputado além de ser um amigo querido de toda a família (FGs) é um aliado importante no processo eleitoral de Sobral. “Nunca me vi em um palanque sem o Oman, fomos criados juntos, divergendo muitas vezes, por que não erámos obrigados a concordar sempre com tudo, mas nossa amizade sempre prevaleceu e prevalecerá. Tratamos bem nosso amigos queridos, e o Oman é um desses amigos”, destacou Ciro (PSB) em todas as entrevistas, sempre ao lado de Oman (foto).

FICHA LIMPA: ASSEMBLÉIA DIVULGA NOVO PARECER

“O procurador jurídico da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes Pontes, apresenta hoje novo parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede a extensão da Lei da Ficha Limpa para a contratação de servidores públicos estaduais. De autoria do deputado Heitor Férrer (PDT), a PEC 002/2010 começou a tramitar na Assembleia em 2011, e na época a procuradoria da Casa emitiu parecer no qual considerava a matéria inconstitucional.
Reno Ximenes declarou que iria reavaliar o parecer após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, no último dia 16, pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, apesar de dizer não concordar com a posição da Corte. Para Ximenes a Lei fere a Constituição Federal, que presume a inocência do réu até o trânsito em julgado de sentença condenatória, ou seja quando não cabe mais recurso.
De acordo com a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis aqueles com condenação em segunda instância. “Do meu pondo de vista, a própria posição do Supremo é inconstitucional. De qualquer sorte é minha obrigação analisar essa ficha limpa, sobre a decisão do Supremo. Eu vou rever o parecer em respeito à sociedade cearense”, disse Ximenes.
(Informações OPovo)

POLÍTICO "FICHA SUJA" PODE FICAR INELEGÍVEL PARA SEMPRE

A Lei da Ficha Limpa, aprovada neste mês pelos Ministros do STF, apresenta em seu texto dispositivos que podem impedir o candidato com a ficha suja a se eleger pelo resto da vida. A afirmação é do presidente da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), Ophir Cavalcante.
De acordo com Cavalcante, depedendo da pena que o político for sentenciado, por um órgão colegiado, e dos agravantes constantes no processo, “o réu poderá não ser eleito nunca mais, dependendo de sua idade”.
Gilmar Mendes, um dos ministros do STF que votou contra a lei, realizou um exercício teórico durante a sessão. De acordo com ele, o cálculo da inelebilidade da Lei da Ficha Limpa é incoerente. Seus cálculos indicaram que o político poderia passar por um período de 50 anos sem poder se eleger.
A idéia parece ser extamente essa: “Não apenas eu, mas a sociedade recebeu de forma positiva o julgamento do STF. Ele, prestigiou valores importantes para a democracia, protegeu a sociedade, dando preferência aos interesses dela, do que aos individuais. Foi uma guinada forte”, explica Cavalcante.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lucas 11,29-32)
Quarta-Feira, 29 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

FAXINA EM SOBRAL: FICHA LIMPA PODERÁ DERRUBAR “GRANDES” DA PREFEITURA

Uma lei municipal, que teve a iniciativa do vereador Marco Prado (PSDB) proíbe o Município de Sobral de contratar servidores e empresas que sejam enquadradas como ficha-suja.
A referida lei, já aprovada e sancionada pelo prefeito municipal, já se encontra em vigência e poderá atingir vários funcionários da prefeitura Municipal de Sobral, inclusive secretários.De acordo com a Lei Municipal, o Prefeito Veveu Arruda deverá demitir ou exonerar os servidores considerados ficha suja, sob pena de responsabilidade.
Em tempo: Na noite de segunda-feira (27) o prefeito Veveu Arruda (PT) - que sancionou a Lei - solicitou do presidente João Alberto (PSB) uma cópia da mesma, para se cientificar do prazo de validação.

PRESIDENTE BATE PESADO NA ADMINISTRAÇÃO VEVEUZISTA

O presidente da Câmara de Sobral, João Alberto (PSB) bateu forte na Pasta da Cultura, da administração Veveu Arruda (PT) na sessão de terça-feira (28). Ao tempo que parabenizou as Escolas de Samba – pelas apresentações e o dedicado trabalho - o presidente descascou a Casa da Cultura, dizendo que o secretário é inoperante e o adjunto zomba do povo. Aos gritos o vereador esbravejou: “Respeitem o povo de Sobral (...) O Doutor Veveu acha que fez uma grande coisa, aumentando de quarenta para cem CDs doados, neste ano, para as Escolas de Samba, e repassando o pouco dinheiro (atrasado) para as agremiações que movimentam o Carnaval de Sobral (...) O secretário Campelo é um inoperante, passa o dia todo, em um escritório particular fazendo Projetos Arquitetônicos (...) O adjunto Raimundo Aragão, fica jogando piada no povo trabalhador de Sobral, das Escolas de Samba”, disparou João.
Em tom jocoso, o vereador disse ainda que a ornamentação do Carnaval de Sobral, mais parecida à decoração de quermesse da cidade de Jati. “Está na hora de parar com essa história do vamos fazer, é muito projeto nos discursos (...) Que projeto é esse”? alfinetou o vereador. Finalizando seu discurso, na Tribuna da Casa, o presidente disse ainda que o prefeito Veveu (PT) sempre aborda em discurso que seus olhos são voltados para os mais carentes, porém, na prática é totalmente diferente, pois, beneficia eventos particulares de “amigos” de poder e desrespeita as comunidades das Escolas de Samba, que são vitoriosos pelos próprios esforços.

VEREADOR PAULO VASCONCELOS NA TRIBUNA

O vereador Paulo Vasconcelos (PRB) que também utilizou a Tribuna da Câmara, na sessão de terça-feira (28) levou imagens das inúmeras árvores derrubadas, na Av. Pericentral, para a passagem do VLT.
Segundo o republicano, no momento em que todos lutam pela preservação do Verde, Sobral anda na contramão, e autoriza a derrubada de mais de setenta árvores, em um só dia. “Doeu à derrubada infernal das árvores, isso é uma vergonha para Sobral e para a Câmara, precisamos de uma palavra dos órgãos de preservação do meio ambiente de Sobral”, pontuou Paulo Vasconcelos.
O vereador ainda criticou a forma como estão tratando os Conjuntos Habitacionais, que estão instalados no Novo Recanto. Segundo o vereador, o acesso está se acabando, casas rachadas, ausência de um serviço permanente de Saúde, são alguns dos muitos problemas sofridos pela populosa comunidade, sem pouco ou quase nenhum auxílio do poder público. “Continuarei justificando meu mandato dado pelo povo, não somos oposição, mas somos a voz do povo, que nos colocou aqui”, finalizou Paulo Vasconcelos.

VEREADOR E O CREME VAGINAL...

Na sessão de terça-feira (28) rolou de tudo, e as críticas, ao Paço Municipal, não cessaram. Na Tribuna da Casa, o vereador Zé Vytal (PSB) além de voltar a mencionar sua indignação com a letargia da administração, chegou relatar que o “negócio” em Sobral está feio. “Sobral está suja e feia, nos Postos de Saúde está faltando até creme vaginal, para as mulheres carentes que necessitam do medicamento”, disparou Zé Vytal.
Ainda tratando sobre algumas precariedades vivenciadas, em Sobral, o vereador destacou a questão da falta d’água no município, dizendo que achou "lindo" o prefeito Veveu (PT) anunciar, no último sábado (25) a construção de mais 2000 mil casas populares, em parceria com o Estado, porém, disparou uma crítica em tom de interrogação. – Se não tem água nem para as(casas) já construídas, que dirá para mais duas mil residências (?).

EM MAIO SOBRAL SEDIARÁ ENCONTRO JURÍDICO DE ÂMBITO NACIONAL

No período de 15 a 18 de Maio no Centro de Convenções , Sobral será palco de um grande evento jurídico.
O " II Encontro Sobralense de Estudos Jurídicos" , que tem o Aval da Faculdade Luciano Feijão, estará recheado de palestrantes de nível nacional como o Prof . Rogério Greco , Promotor de MG, que esteve aqui ano passado e simplesmente levou mais de 700 pessoas ao centro de convenções. ( foto )
Também receberam convites e alguns já confirmaram os seguintes palestrantes:
MARTÔNIO MONT'ALVERNE, procurador Geral do município de Fortaleza.
RAFAEL TOMAZ DE OLIVEIRA, indicado pelo Prof. lênio Streck, tem experiência na árfea de Direito Público , como Direito Constitucional e Teoria da Constituição; teoria do estado, filosofia do Direito e Hermenêutica Jurídica.
MISAEL MONTEGRO FILHO, Coordenador do Curso Jurídico Misael Montenegro Filho.
ROSMAR ANTONNI, Juiz Federal especialista em processo penal,
MARCELO BEZERRA, Especialista em direito na área municipal.
CIRO FERREIRA GOMES, Advogado e Ex Dep Federal
SABRINA DOURADO, professora de Processo Civil no Centro de Estudos Renato Saraiva.
MARCOS DUARTE, Advogado, Predidente do Instituto Brasileiro de Direito de Familía- Ceará
CRISTIANO CHAVES DE FARIAS Promotor de Justiça da Bahia.
JUDICAEL SUDÁRIO. Juiz do Trabalho em Fortaleza
CÂNDIDO ALBUQUERQUE Advogado.
FERNANDO CAPEZ. Especialista em Direito penal.
HERVAL SAMPAIO, Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
A coordenação do evento ainda prepara uma surpresa maior. Contatos estão sendo mantidos para a vinda do Ministro do STF , Gilmar Mendes, para a palestra de encerramento, e do Presidente do TRE-ce Des. Ademar Bezerra, que abordará os 80 anos da justiça eleitoral no Brasil.

TUDO CERTO: SOLTEIRÕES VIP EM SOBRAL

CNJ DEVE PUNIR JUÍZES “VAGABUNDOS”, DIZ CORREGEDORA

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, afirmou nesta terça-feira, 28, que é preciso expor as mazelas do Judiciário e punir juízes “vagabundos” para proteger os magistrados honestos que, ela ressaltou, são a maioria.
“Faço isso em prol da magistratura séria e decente e que não pode ser confundida com meia dúzia de vagabundos que estão infiltrados na magistratura”, disse em sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para discutir a proposta de emenda constitucional que amplia e reforça os poderes correcionais do CNJ.
No ano passado, declarações da ministra de que a magistratura brasileira enfrentava "gravíssimos problemas de infiltração de bandidos, escondidos atrás da toga" gerou crise entre o Judiciário e o CNJ. Na ocasião, Eliana Calmon defendia o poder de o órgão investigar magistrados supeitos de cometer irregularidades.
(Estadão)

TREVO DO NORTE, EM SOBRAL, FECHA AS PORTAS SEM DAR EXPLICAÇÕES AOS CLIENTES

Alvo de investigação da Polícia Federal, o Trevo do Norte localizada em Sobral, pertencente a Marlon Sobreira, filho da deputada estadual Mirian Sobreira (PSB) fechou as portas no último dia 13 de fevereiro.
O motivo para o fechamento da casa de jogo ainda não foi explicado pelos donos e os clientes do título pedem uma satisfação urgente.
Muitos colaboradores, dentre eles, locutores e vendedores cobram dividas existentes com os mesmos.
Comenta-se que Marlon Sobreira, proprietário do Trevo do Norte pediu um prazo de 30 dias para quitar os débitos.
Na época que o Trevo do Norte foi fechado pela PF, o juiz federal Sérgio Norões Milfont Júnior já havia julgado procedente a ação civil do Ministério Público Federal, ajuizada pelo procurador da República, Fernando Braga Damasceno.
O pedido do MPF determinava que à R.A. Promoções e Serviços Ltda suspendesse de imediato toda e qualquer espécie de jogo de azar ou sorteios, incluindo os bingos e as loterias.
Caso os responsáveis pela atividade insistissem em realizar os sorteios semanais pagariam uma multa de R$ 200 mil por cada sorteio realizado após a intimação da decisão.
(Fonte: Blog do Lindomar Rodrigues)

PALHAÇO POR PALHAÇO, PR FALA EM “LANÇAR” TIRIRICA

Cobiçado pelo PT em São Paulo e desprezado por Dilma Rousseff em Brasília, o PR decidiu pegar pesado. Leva às manchetes a hipótese de lançar a candidatura do palhaço Tiririca à prefeitura paulistana.
Ouvido, Tiririca deu asas à piada: “Acho que isso é um reconhecimento do meu trabalho aqui [na Câmara]. De 513 eu sou um dos poucos que nunca faltou. Isso me surpreendeu, mas quem bota lá [na prefeitura] é o povo.”
Líder do PR na Câmara, o deputado Lincoln Portela (MG) ecoou Tiririca, potencializando-o: “Pela votação dele, ele tem todo o direito de ser candidato. Além disso foi uma surpresa positiva aqui na Câmara.”
Tiririca foi levado a Brasília pelos votos de 1,35 milhão de eleitores do Estado de São Paulo. Um recorde nacional. Desse total, 430 mil votos foram amealhados na capital paulista.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CAMPANHA ELEITORAL: PT DIZ TER PROBLEMAS EM FORTALEZA, RECIFE E BH

O PT enfrenta dificuldades para definir candidatos a prefeito nas eleições de outubro em pelo menos 22 cidades, das quais se destacam Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Quem admitiu foi o próprio presidente nacional do partido, deputado estadual Rui Falcão (SP), durante reunião com os representantes da Comissão Eleitoral do partido no centro de São Paulo, informa o portal R7.
Sobre Belo Horizonte, a dúvida é se o PT sai com candidato próprio (o vice-prefeito Roberto Carvalho) ou apóia a reeleição de Márcio Lacerda (PSB). Já em Fortaleza a dúvida é se será necessário convocar prévias para decidir qual dos cinco pré-candidatos será o escolhido para a disputa. No Recife, a popularidade do prefeito petista, João da Costa, vem patinando há tanto tempo que o partido vai esperar para decidir se ele tenta a reeleição ou cede seu lugar para outro candidato. Apesar de faltar consenso nessas capitais, Rui Falcão descreveu como “otimista” o quadro pré-eleitoral petista.

TEMPO QUENTE: CID DEIXA PIMENTEL DE FORA DO ALMOÇO PARA DILMA NO CEARÁ

Discurso de Dilma, antes do almoço.
Veja como anda nervosa a briga entre Cid Gomes e José Pimentel no Ceará. Além de chamar Pimentel de mentiroso (ao afirmar que o governo cearense perdeu investimentos federais por incompetência), Cid deixou o petista de fora do almoço concedido ontem para Dilma e ministros da comitiva presidencial.
Depois, ao discursar, Cid saudou Eunício Oliveira como “querido amigo, irmão camarada” e citou Pimentel apenas como “senador José Pimentel”. Questionado sobre a diferença de tratamento, Cid não vacilou:
– Só cumprimentei por uma questão de educação.
Por Lauro Jardim

MAIS AÇUDES SANGRAM NO CEARÁ

Mais dois açudes atingiram a capacidade máxima no Ceará, o Junco, em Granjeiro, sangrou ontem à noite, e o Valério, localizado no município de Altaneira, sangrou hoje, totalizando três reservatórios, com o Tijuquinha, que foi o primeiro de 2012.
No momento 14 açudes estão acima de 80% e três acima de 90%, sendo o mais próximo de sangrar o Açude Gavião, em Pacatuba, com 94,88%, seguido do Muquém, em Cariús, com 93,94% e o Trussu, em Iguatu, com 93,08%, ambos pertencentes a Bacia do Alto Jaguaribe.(Informações da Cogerh)

POR TUPIMABÁ MARQUES - DE CAFÉ COM O PREFEITO PARA CAFÉ COM PÃO

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO: NOSSOS PARABÉNS AOS FORMANDOS!!

A Faculdade Luciano Feijão viveu mais um momento festivo. Na última sexta-feira( 23) foi realizada a COLAÇÃO DE GRAU da 1ª Turna do Curso de Direito. As festividades tiveram início com a celebração da Missa de Ação de Graças, na Igreja São Francisco. E no sábado (25), o Clube dos Calçadistas, foi palco do grande Baile de Formatura.

CURSOS PREPARATÓRIOS: GRUPO CEV CHEGA A SOBRAL

Chega a Sobral (Zona Norte) um dos melhores Cursos Preparatórios do Brasil – Grupo CEV. Com turmas para a Caixa Econômica Federal e Carreira Policial. Não deixe de conhecer o Grupo que há 10 anos proporciona os melhores resultados.
Sede em Sobral: Rua Prof. Hilmar Girão Borges, 205 – Loja 01
Próximo a Academia PARK FITNESS (Parque da Cidade)
Telefone de Contato: (88) 9217 5727

O FANTASMA DO FICHA SUJA EM SOBRAL

O fantasma do “Ficha Suja” está presente na cabeça de muitos políticos profissionais da cidade. O momento está sendo de avaliação e consultas, para saber se o nome está “limpinho”, porém, alguns tomarão sustos ao ver que não estão cristalino quanto à essência do que diz o “Ficha Limpa”, validado pelo STF.
A correria de partidos e candidatos rumo ao cartório eleitoral, deverá ser intensa nos próximos dias, em Sobral. Tem político sem dormir direito, e sonhando com sua certidão negativa, regularizando a situação junto ao eleitoral. A relação dos "Ficha Sujas" de Sobral pode sair há qualquer momento.
Aguardem!!

É CARNAVAL: TODO ANO É A MESMA COISA...

O atraso do repasse da verba prefeitura de Sobral, é tão certo o quanto a irresponsabilidade de alguns presidentes de Escolas de Samba, que ao final dos desfiles deixam “restos” de carros alegóricos, em avenidas, ruas e passeios públicos.
Sem uma fiscalização rigorosa da Prefeitura, após o término do Carnaval, a única preoculpação da administração, é festejar em praça pública no “picadeiro” do Ivan Frota, a entrega de premiações das campeãs do carnaval e derrotadas na organização.
É Sobral!!
Fotos: Armando Costa

UM CONVITE ESPECIAL PRA VOCÊ


(Clique no Convite para ampliar)

O ELEITORADO DE SOBRAL

Esta informação é apenas para deixar a galera que gosta de fazer contas por dentro dos números atuais.
Pois bem.
Atualmente Sobral conta com 127.854 eleitores, sendo 74.474 na zona 24ª e 53.380 na zona 121ª.
Se todos forem as urnas e ninguem errar o voto cada partido terá que ter 6.100 votos para eleger um Vereador. Claro que isso é hipotético, pois se sabe que historicamente cerca de 30% de eleitores faltam , votam em branco ou tem seu voto anulado. Isso faz com que a legenda ou o quociente eleitoral caia na mesma proporção.
(Do Blog do Zezão)

O FIM DO FORO PRIVILEGIADO PARA POLÍTICOS E JUÍZES

A corregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e entidades representativas de juízes e procuradores da República defenderam a extinção do foro privilegiado no país. Atualmente, parlamentares federais, ministros e outras autoridades só podem ser processados e julgados no Supremo Tribunal Federal em matéria criminal. Os governadores são julgados no Superior Tribunal de Justiça. A mudança, pela qual todas as autoridades passariam a ser processados na primeira instância do Judiciário, só poderia ser feita com uma emenda à Constituição.

PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA ASSSUMIRÁ PELA PRIMEIRA VEZ O GOVERNO DO ESTADO

O presidente da Assembleia Legislativa no Ceará, deputado Roberto Cláudio, assume o governo do estado no dia 1º de março e fica no cargo até o dia 10. Nesse período, o governador Cid Gomes viaja para os Estados Unidos e o vice, Domingos Filho, estará na Alemanha onde acompanha a esposa, Patrícia Aguiar, secretária de turismo de Fortaleza, que participa da Noite de Fortaleza na capital da Alemanha. Essa é a primeira vez que Roberto Cláudio assume o governo.(Por Roberto Moreira)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mateus 6,7-15)
Terça-Feira, 28 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GREVE NO FUNCIONALISMO

Eunício Oliveira vai assumir a relatoria do explosivo projeto de lei apresentado por Aloysio Nunes Ferreira para disciplinar o exercício do direito de greve dos servidores públicos a partir da Constituição. Aloysio apresentou o projeto no dia 30, no meio da confusão instalada no país por sucessivas greves de policiais militares nos estados.
O texto de Aloysio reafirma a proibição de greve aos membros das Forças Armadas, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares e estipula regras exclusivas de direito de greve para o funcionalismo. A matéria está na CCJ do Senado.
Por Lauro Jardim

EM MASSAPÊ: A MALDIÇÃO DO CRIADOR E CRIATURA ATACARÁ A FAMÍLIA ALBUQUERQUE?

Um político sólido patrocinando com seu capital eleitoral e pela sua exclusiva vontade um afilhado tem longa e conhecida repetições na história política brasileira. E a seqüência desse modelo também é muito conhecida: criatura voltando-se contra o criador. Exemplos não faltam: Paulo Maluf e Celso Pita, em São Paulo; Virgilio Távora e Gonzaga Mota, no Ceará. Em que pese tudo isso, Massapê foge desse padrão, pois criadores e criaturas, em geral apresentam convivência aparentemente pacífica pelo menos é o que se observa nas últimas três décadas, Basta rememorar os criadores e as criaturas passados presentes.
No entanto, essa convivência pacífica parece romper-se no lado da oposição. Os últimos episódios políticos me permitem fazer a seguinte indagação: Será que nas eleições de 2012, a maldição do criador e criatura atacará a família Albuquerque?

Antes que responda é necessário compreender se a relação dos irmãos Jacques e José Albuquerque pode caracterizar o binômio criador e criatura.
Assim, eis algumas ponderações:
Em 1988, Jacques Albuquerque como oposição ganha às eleições do atual Vice-Prefeito Jilson Canuto. Considerações importantes: 1) a maioria de Jacques sobre Jilsim foi de quase mil votos num eleitorado em que era um pouco mais da metade do que o atual; 2) Jacques consolida o espólio eleitoral de Beto Lira e Chico Lopes; 3) Jacques torna-se o maior líder individual de Massapê; 4) transforma-se no desafeto preferencial do grupo político do ex-deputado Luiz Pontes.
Em 1990, Jacques lança na política o jovem e irmão, desconhecido dos massapeenses, José Albuquerque como candidato a Deputado Estadual, patrocinando aí uma trajetória política de sucesso, pois o mesmo vem sendo reeleito ou quase, desde então, e se encontra atualmente no sexto mandato, todos apoiados pelo irmão Jacques. Considerações importantes: 1) nasce dessa relação fraternal um também acordo simbiótico tácito, primeiro cuidaria das eleições municipais, o segundo mais a nível estadual representaria Massapê na Assembléia Legislativa; 2) Jacques, nesta relação, também aceitaria ocupar um papel que garantisse ao deputado José Albuquerque assento permanente na Assembléia Legislativa como na legislatura 1998-2002 em que Jacques comprometeu-se a votar em Wellington Landim para garantir a vaga de Deputado ao irmão já que o mesmo era apenas suplente.
Em 1994, segunda eleição de José Albuquerque à assembléia Legislativa do Ceará, Jacques entra na eleição de deputado ainda mais voraz, posto que o seu desafeto político Luiz Pontes era também candidato a deputado estadual. Importa frisar que Tasso Jereissati era candidato, nesta época, ao Governo do Estado e que a pedido de Ciro Gomes, intermediado por José Albuquerque, foi votado em Massapê, também por Jacques Albuquerque. Considerações importantes: 1) José Albuquerque teve o dobro da votação de Luiz Pontes em Massapê; 2) Tasso Jereissati em 1996 estava no palanque Luiz Pontes, seu afilhado político, ajudando a derrotar Jacques Albuquerque.
Em 1998, terceira eleição de José Albuquerque, desta feita apesar de todos os esforços do irmão Jacques, o deputado só consegue uma suplência.
Assim para que o mesmo permanecesse na Assembléia Legislativa do Ceará, Jacques comprometeu-se com o Presidente daquela casa Wellington Landim de apoiá-lo ao Governo do Estado em 2002, como de fato ocorreu. Considerações importantes: 1) Jacques deixou de votar em Sergio Machado que tinha as condições mais favoráveis de ganhar as eleições. E representava uma oposição mais firme ao grupo do Governador Tasso Jereissati; 2) José Albuquerque preservou o seu mandato à custa do sacrifício de seu irmão; 3) o sacrifício só não foi maior do que o de 1994 quando Jacques votou no próprio Tasso Jereissati.
Em 1998 e 2002, Jacques Albuquerque vota em Ciro Gomes para presidente da República. Em 2006 e 2010, em Cid Gomes para o Governo do Ceará. É claro que Jacques nestas definições sempre atendeu ao pedido do irmão José Albuquerque. Considerações importantes: 1) José Albuquerque tornou-se um dos principais interlocutores do Ferreira Gomes no Ceará; 2) Desprestigiado, Jacques Albuquerque, passou a sofrer pressão do próprio irmão para desistir de sua pré-candidatura a prefeito de Massapê em 2012; Apesar de tudo isso, Jacques reafirma sua pré-candidatura com ou sem o apoio do irmão.
Será que o binômio criador e criatura evidenciam-se na relação Jacques e José Albuquerque? (...)
Com base nessas ponderações, já tenho a resposta para a indagação inicial: “Será que, nas eleições de 2012, a maldição do criador atacará a família Albuquerque?” No entanto, reservo-me o direito de não revelar tal resposta, posto que meu desejo é não influir na resposta do leitor.

(Blog do Adrian Márcio)

PREFEITA DE FORTALEZA É VAIADA EM MARACANAÚ

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, foi vaiada em Maracanaú quando teve seu nome citado pela presidente Dilma. Foram vaias localizadas, mas foi a única autoridade a receber apulpos. (Blog Roberto Moreira)

TIJUQUINHA: O PRIMEIRO AÇUDE A SANGRAR EM 2012

O Açude Tijuquinha, localizado no município de Baturité, sangrou ontem, com uma lâmina de 11cm. Com capacidade para 974.000m³, o açude também foi o primeiro a atingir a capacidade máxima.
Cinco reservatórios estão com um acúmulo acima de 90%. O Açude Valério, em Altaneira, é o que está mais próximo de sangrar, com 98,70%, seguido do Gavião, em Pacatuba, do Muquém, em Cariús, do Trussu, em Iguatu, e do Junco, no município de Granjeiro.
Dez açudes estão acima de 80%, sendo o Orós, o que está mais próximo, dos noventa por cento, com 88,60%. O Acúmulo de água encontra-se hoje com 12.554.265.655m³, o que representa 69,12%, dos 18.162.758.584, da capacidade total dos 136 reservatórios.
(Informações da Cogerh)

EM FORQUILHA: CID GOMES ENTREGA ESCOLA AO LADO DO PREFEITO EDMUNDO RODRIGUES

A EEEM Elza Goersch vai funcionar nos três turnos beneficiando1521 alunos. O Governador também anunciou a construção de um Escola de Ensino Profissionalizante no município.
A preparação de jovens comprometidos com o futuro da sociedade é o principal objetivo de uma política voltada para a educação. No sábado (25), O Governador Cid Gomes deu mais um exemplo do compromisso do Governo do Estado com a educação. Em Forquilha, na zona Norte do Estado, ele inaugurou a Escola Estadual de Ensino Médio Elza Goersch. O Governador aproveitou a ocasião para anunciar a construção de uma Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) no município. "Sou eternamente grato à Forquilha e essa é mais uma demonstração do meu agradecimento", afirmou Cid.
Com esta, já são 132 escolas inauguradas em cinco anos de governo. "Construir uma escola é muito difícil, 132 nesse período é mais ainda. Mas o mais difícil é o que estamos conseguindo fazer, que é dar uma educação de qualidade aos jovens cearenses", afirmou o chefe do gabinete do Governandor, Ivo Gomes. Para a secretária da Educação Izolda Cela, a escola deve ser uma casa acolhedora, um espaço gerador de paz, além de educação. "É a liderança politica do governador que permite que grandes empreendimentos como esse possam acontecer na área da educação", agradeceu a secretária. O equipamento recebeu investimentos oriundos do Tesouro Estadual no valor de R$ 3.654.919,58. A nova escola, onde já estão matriculados 1521 alunos, funcionará nos três turnos, com 12 salas de aula, além de laboratórios de química, física e biologia, biblioteca, sala de vídeo e informática, ginásio poliesportivo e um anfiteatro.
Prestigiaram também o evento o ministro Especial dos Portos, Leônidas Cristino; o deputado estadual Prof. Teodoro; a coordenadora da 6ª Crede, Valdízia Bezerra; o prefeito de Forquilha, Edmundo, e de Sobral, Veveu Arruda, e demais prefeitos e autoridades da região norte.

EDUCAÇÃO: AINDA EM COREAÚ

Izolda Cela e Idilvan Alencar na inauguração da Escola de Ensino Médio Dona Ruth Cristino

Na Foto: Izolda Cela, Idilvan Alencar,Raimundo Filho(SEFAZ) e Rosinha.

Estiveram também presentes no Araquém, distrito de Coreaú,prestigiando a inauguração da Escola de Ensino Médio Maria Menezes Cristino (Dona Ruth Cristino), a secretária da Educação do Estado e primeira-dama de Sobral, Izolda Cela e o secretário executivo da SEDUC, Idilvan de Lima Alencar (funcionário de carreira licenciado temporariamente da SEFAZ).
A Escola tem oito salas de aula com capacidade para atender até 300 estudantes nos turnos tarde e noite.Vai dispor de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), espaço para o Grêmio Estudantil e quadra poliesportiva.
A nova E.E.M Dona Ruth Cristino ficará sob a responsabilidade da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Sobral,e que tem a gestão da Sra. Valdizia Bezerra Ribeiro.

PRESIDENTA DILMA É RECEBIDA POR CID E LUIZIANNE EM FORTALEZA

A presidente Dilma Roussef já está em Fortaleza. A aeronave oficial aterrissou na Base Aérea de Fortaleza. Ela foi recebida pelo governador Cid Gomesa, a prefeita Luizainne Lins e pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB), Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT). Também ali, estava o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, e o líder do Governo na AL, Antônio Carlos (PT), além do ministro Leônidas Cristino (Secretário Especial dos Portos).
Dilma seguirá dali para as estações Rachel de Queroz e Virgílio Távora, ambos do Metrofor, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). Ela percorrerá trecho dali num dos trens do Metrofor. Depois, a presidente assina a liberação de recursos para a futura Linha Leste do Metrofor.
A presidente almoçará em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza), no Hotel Dom Pedro paar, depois, às 14h30min, visitará a Estação de Tratamento de Água ETA – Oeste, da Cagece, em Caucaia (Região Metropolitana).
No fim da tarde, com a prefeita Luziainne Lins (PT), Dilma visitará o projeto habitacional Vila do Mar, no Grande Pirambu, em Fortaleza.
DETALHE – Um grupo de moradores de áreas por onde passará o VLT da Copa 2014 quer entregar à presidente Dilma um documento solicitando revisão de desapropriações. Isso em Maracanaú, próximo a uma das estações do Metrofor.
(Blog do Eliomar de Lima)

TSE VOLTA A JULGAR MAIS RIGOR PARA POLÍTICO QUE QUISER SE CANDIDATAR

Na próxima terça-feira, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Gilson Dipp devolve ao plenário da corte o julgamento da resolução que trata da prestação de conta para os candidatos das eleições deste ano.
Dipp havia pedido vista do processo depois que o relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, propôs que só os políticos com contas apresentadas e aprovadas poderiam se candidatar.
Atualmente, basta apresentar a conta da última campanha para conseguir o registro e disputar as eleições.
(Poder Online)

PMDB DEVE TER CANDIDATO EM COREAÚ

O PMDB do senador Eunício Oliveira deve brigar para ampliar o número de prefeitos no interior do estado, no pleito de outubro próximo (2012) já que alimenta o sonho de ter candidato ao governo em 2014. Em Coreaú, o partido que é presidido pelo ex-superintendente do DNIT, Armando Fontenele (foto) tem como pré-candidato o próprio presidente da sigla. Fontenele (PMDB) confidenciou ao Blog Sobral de Prima que continuará fazendo oposição ao prefeito Carlos Roner (PSDB) e que é pré-candidato a prefeito, com o apoio já fechado do pedetista Gerdal Teles - ex-vice-prefeito de Coreaú.

SEGURANÇA EM SOBRAL

A insegurança nos municípios do interior, como é o caso de Sobral, tem levado comerciantes e cidadãos comuns a se “engaiolarem” em seus estabelecimetos, fechar a portas mais cedo e adotar muitas outras precauções.
No entanto, o flagra registrado pelo Blog do Paulo Vasconcelos, é algo que chama atenção. Assim como em tempos pasados, em que se acorrentavam bicicletas, para que as mesmas não fossem levadas pelo amigo do alheio, agora, carros estão sendo amarrados com correntes, para não correr o mesmo risco.
É Sobral!

PROMOTOR ESPANCA JUÍZA EM CARNAVAL

Um escândalo que chocou a Justiça baiana neste fim de semana promete ganhar repercussão nacional nos próximos dias. Trata-se do caso de um promotor que espancou uma juíza de Porto Seguro, município do extremo-sul da Bahia localizado a 707 quilômetros de Salvador. A juíza da comarca de Caravelas, Nemora de Lima Jannsen dos Santos, de 35 anos, teria sido espancada com socos e pontapés na madrugada desta sexta-feira (24) pelo promotor da Vara Criminal de Porto Seguro, Dioneles Leones Santana Filho, quando participava do Carnaporto, o carnaval prolongado do município – destino turístico internacionalmente conhecido.
No boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Proteção ao Turista de Porto Seguro (Deltur), a magistrada informou que estava em companhia do namorado, o advogado Leonardo Wishart, 27, em um camarote da Arena Axé Moi, quando o agressor se aproximou por trás com um soco que atingiu a sua nuca. Nemora teria ainda caído no chão e ainda recebido diversos chutes na cabeça e em outras partes do corpo. Wishart tentou lutar contra o promotor, mas também foi agredido com socos. O boletim ainda considera que a intenção do promotor era matar. (Informações do jornal Brasil 247)

AGENDA DA PRESIDENTA NO CEARÁ

08h30 - Partida para Fortaleza (CE)
Base Aérea de Brasília (DF)
10h50 - Chegada a Fortaleza
Base Aérea de Fortaleza
11h30 - Deslocamento, em metrô, para a Estação Virgílio Távora
Estação Raquel de Queiroz, Fortaleza (CE)
12h - Cerimônia de anúncio de investimentos para a implantação da . linha Leste do Metrô de Fortaleza
Estação de Metrô Virgílio Távora
15h30 - Visita às obras do trecho V do Eixo de Integração Castanhão- Pecém
Caucaia (CE)
16h40 - Visita ao Mirante Rosa dos Ventos do Projeto Vila do Mar
Fortaleza (CE)
17h - Visita ao Conjunto Habitacional Vila do Mar III
Bairro Cristo Redentor
18h20 - Partida para Recife (PE)
Base Aérea de Fortaleza
19h30 - Chegada a Recife
Base Aérea de Recife

CAFÉ COM O PREFEITO É ESTICADO...

O contrato firmado entre a prefeitura de Sobral e as emissoras de rádio, para apresentar o “Café com o Prefeito”, todas as segundas-feiras, em cinco minutos, está sendo esticado.
No programa desta segunda-feira (27) o semanal do prefeito Veveu (PT) em cadeia de rádios, durou aproximadamente dez minutos. Não sabemos se assim como o tempo, o contrato vai aumentar.
Aguardemos!

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mateus 25,31-46)
Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

NO CARRO COM CID GOMES...

Como na política os gestos falam o bastante, o aguardar pode trazer muitas novidades.
Nas inaugurações nas cidades de Alcântaras e Coreaú, no último final de semana, o governador que chegou a primeira cidade (Alcântaras) ao lado de Ciro Gomes, do ministro Leônidas Cristino e do prefeito Veveu Arruda, fez quetão de aumentar a quantidade de amigos dentro do seu veículo.
Ao se transportar para o Araquém (Coreaú) Cid (PSB) convidou o ex-deputado Oman Carneiro (PRB) para integrar a comitiva do carro.
Pilotando o concorrido automóvel por todas a inaugurações, o governador ainda passou pela Rutilândia, e depois subiu a serra da Meruoca, onde permaneceu em sua residência, até a quatro da madrugada, ao lado de Ciro e Oman Carneiro.
Com a confusão que se encontra em Fortaleza e com a não ascensão da popularidade do prefeito Veveu Arruda (PT) o governador não quer perder de vista aliados importantes, como é o caso de Oman Carneiro.
Na semana passada, o Coluna Vertical (Jornal OPovo) já falava sobre um suposto efeito “dominó” nas cidades do interior, caso aconteça ruptura da aliança (PT/PSB) na capital.
Vamos Aguardar!

FESTANÇA NA RUTILÂNDIA

A festa não acabou em Coreaú, após a inauguração da Delegacia. Uma grande recepção foi preparada na Fazenda Rutilândia, programada pelo ex-prefeito de Coreaú, Chico Antonio (PSB) e por seus irmãos (Cristinos) a Cid, Ciro e Ivo Gomes, além de deputados, prefeitos, vereadores, políticos da região e o povo coreauense.
Passaram pela Rutilândia: Os prefeitos de Sobral (Veveu); Uruoca (Manoel Conrado); Fonteles e Eliésio (Meruoca e Alcântaras); Antonio Martins e Edmundo Pitbull (Cariré e Forquilha); de Granja (Esmerino Arruda); Oswaldo (Reriutaba) os deputados Sérgio Aguiar e Gony Arruda e o ex-deputado Oman Carneiro.

CLIMA ESQUENTOU EM COREAÚ

Nas inaugurações do último final de semana, em Coreaú, rolou de tudo. Com homenagens merecedoras, o governador Cid Gomes (PSB) além de levar inúmeros benefícios para a Velha Palma, prestigiou significativamente a família Cristino. Simpatizantes do prefeito de Coreaú, Carlos Roner (PSDB) quiseram dá uma conotação política aos atos de governo, sendo repreendidos pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSB).
O clima ficou muito tenso em Coreaú, quando alguns insatisfeitos com a administração do prefeito Carlo Roner (PSDB) levavam pacificamente faixas para manifestar contra o gestor municipal, na inauguração da Delegacia de Polícia, e os mesmos foram interceptados pelos partidários de Roner (PSDB) que tomaram na “marra” as faixas de protestos.
Na foto: Ciro Gomes ao lado do deputado Sérgio Aguiar no meio do povo, em Coreaú.

PRFESSORES VÃO À LUTA PELO PISO NACIONAL

"A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) organiza paralisação nacional dos professores para os dias 14, 15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério.
Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção.
Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012."
(Agência Brasil)

CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA SE ENCONTRA SEM SERINGAS

Foto: Xavier Rodrigues
O Centro de Saúde da Família Maria Adeodato, localizado no bairro Expectativa, em Sobral, há vários dias encontra-se sem uma simples unidade de SERINGA para serem utilizadas em vacinas para crianças. Os Pais ficam indignados quando procuram o citado Posto a fim de receber atendimento para seus filhos. Será que a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Sobral está sabendo destes "pequenos detalhes"?

DISTRITO DE CAIOCA: PROJETO ENSINA MÚSICA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL AOS JOVENS

Louvável e merecedor de reconhecimento do povo sobralense o trabalho desenvolvido pela Associação Maria Emília de Loiola dos Pequenos Produtores de Caioca, coordenada pela professora Jane Mary Lucetti, esposa do vereador Hermenegildo Sousa Neto. Ali, com a ajuda da Prefeitura de Sobral, é desenvolvido o projeto Geração de Sonhos, onde crianças e adolescentes da comunidade recebem aulas de música e de conscientização ecológica, ministrada pelo professor e músico William Rodrigues, aquele que ganhou uma edição do Se Vira nos 30, do programa do Faustão.
O tema foi pauta de uma das edições desta semana do jornal CE TV, da TV Verdes Mares. Clique no link abaixo e confira a reportagem na íntegra: