segunda-feira, 10 de junho de 2013

TERCEIRO ENCONTRO PELA REFINARIA DO CEARÁ MOBILIZA REGIÃO DOS INHAMUNS

A cidade de Crateús, localizada na região dos Inhamuns, sediou na última sexta-feira (07), o terceiro encontro da campanha pela instalação da Refinaria Premium do Ceará. O evento, idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PSB), ocorreu no Teatro Municipal Rosa Morais e contou com a participação dos deputados Nenen Coelho (PSD) e Lula Morais (PCdoB), além de empresários, estudantes e membros da sociedade civil.
José Albuquerque chamou a atenção para a importância do empreendimento. O parlamentar disse que o sonho de transformar o Ceará começa a se concretizar. “O governador Cid Gomes tem mostrado que é possível essa transformação e nós temos um desafio: a refinaria. É preciso à união de todos os cearenses”, frisou.
O ex-ministro Ciro Gomes conduziu palestra sobre o tema. Ele fez um histórico sobre a luta política em prol da implantação da refinaria e clamou a todos os cearenses a se engajarem nessa luta. O ex-ministro ainda ressaltou que a Assembleia Legislativa tem um importante papel na vida do Estado e parabenizou o presidente da Casa pela iniciativa.
Lula Morais informou que a presidente da Petrobras, Graça Foster, já sinalizou através da imprensa que pretende dar início aos trabalhos de cercamento e supressão vegetal na área do terreno onde será construído o empreendimento, ainda no mês de julho. Segundo ele, a obra deveria ter sido iniciada em setembro do ano passado, mas até agora não houve nenhuma intervenção.

O prefeito de Crateús, Carlos Felipe, recepcionou a comitiva da campanha e se comprometeu em reunir assinaturas dos prefeitos e vereadores da região para ser encaminhada a Petrobras. Carlos Felipe salientou que a iniciativa da Assembleia merece todo apoio dos Inhamuns e do restante do Ceará.
Já o estudante Francisco Thales, 20 anos, integrante do Projeto Juventude Empreendedor, ressaltou que a discussão vem em hora oportuna e com ela nasce a esperança de melhores condições de vida para a juventude. “Nós necessitamos de mais oportunidades de emprego e renda e com certeza a refinaria irá aumentar as nossas oportunidades”, comemorou.
Participaram do evento os prefeitos de Independência, Luiz Valterlin; Ipaporanga, Antônio Alves Melo e Poranga, Carlisson Emerson Araújo; além de representantes dos municípios de Ararendá e Tamboril.
Também fazem parte da região os municípios de Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Quiterianópolis,Tamboril, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá, Ipueiras e Catunda.
(Assessoria da Assembleia Legislativa)