terça-feira, 14 de outubro de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARTICIPA DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A cor rosa ilumina a fachada do Poder Legislativo cearense até o fim deste mês. Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa aderiu ao tradicional movimento internacional Outubro Rosa, iniciado na Califórnia, Estados Unidos, pela luta contra o câncer de mama. A Casa se alia, dessa forma, às ações de outras instituições públicas no Ceará e no Brasil que também adotaram a iluminação rosa em suas fachadas.
A deputada Eliane Novais (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, apresentou requerimento solicitando uma audiência pública para debater o assunto. Também deverá ocorrer este mês uma sessão solene alusiva ao movimento Outubro Rosa, com homenagens a pessoas físicas e jurídicas que atuam no combate ao câncer de mama. As datas só serão confirmadas após a apreciação do requerimento pelas comissões técnicas da Casa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a doença que ainda mais mata mulheres no Brasil. Em torno de 52 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos, e pelo menos 12 mil morrem em razão da doença.
O movimento Outubro Rosa começou em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que passou a ser promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como o epicentro das ações. Hoje, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.