sábado, 18 de outubro de 2014

TREINE SEU VOTO PARA O 2º TURNO NO SIMULADOR DE VOTAÇÃO

Já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Simulador de Votação na Urna Eletrônica para o segundo turno das Eleições 2014. No próximo dia 26, os mais de 142,8 milhões de eleitores brasileiros voltarão às urnas para escolher o presidente da República, e eleitores de 13 estados e do Distrito Federal também votarão para eleger seus governadores. Para não ter dúvidas sobre como votar na urna eletrônica nesta etapa, acesse o software e simule uma votação.
O Simulador de Votação na Urna Eletrônica é acessível a todos os usuários que tenham computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Basta acessar o site do TSE na aba “Eleições”, clicando depois em “Eleições 2014” e, em seguida, no “Simulador de Votação”, localizado no box lateral esquerdo da página.
O software permite ao internauta, de forma virtual, seguir os mesmos passos na urna eletrônica como se estivesse votando no equipamento no dia da eleição. No entanto, apresenta ao eleitor a opção de votar em partidos e candidatos fictícios, e não reais. Neste segundo turno eleitoral, é possível escolher concorrentes das seguintes legendas: Partido dos Esportes, Partido das Festas Populares e Partido dos Ritmos Musicais.
Antes de votar no Simulador, o eleitor deve selecionar o tipo de eleição para a qual deseja participar. Clicando no link “Eleição 2014 – Governador e Presidente”, o usuário poderá votar nos cargos de governador e vice-governador e presidente e vice-presidente. Caso o eleitor selecione o link “Eleição 2014 – Presidente”, ele poderá votar nos cargos de presidente e vice-presidente. Também é possível fazer uma nova simulação.
O software permite ainda a simulação do voto no exterior, ou seja, para aqueles eleitores que residem e exercem o direito de voto em outros países, devendo, para tanto, clicar no link “Eleição 2014 – Exterior”. Quem vai votar em trânsito, isto é, fora do seu domicílio eleitoral, também pode simular sua votação acessando o link “Eleição 2014 – Voto em trânsito”. Nestes dois casos, o eleitor votará apenas para presidente e vice-presidente.
Todas as instruções estão disponíveis na página do Simulador de Votação. Clique aqui para acessar o sistema e simule seu voto de forma simples, didática e divertida.