quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DILMA CHORA AO RECEBER RELATÓRIO FINAL SOBRE DITADURA

Ao receber o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, 10, que a busca pela verdade “não significa revanchismo” e prometeu tirar “todas as consequências necessárias” das recomendações apresentadas pelo colegiado que apurou crimes e abusos cometidos durante a ditadura. A presidente, que se emocionou diversas vezes em seu discurso, disse ainda que a comissão contribui para esclarecer detalhes de um passado “doloroso e triste” e para consolidar a democracia.
O relatório foi entregue em cerimônia aberta no Palácio do Planalto e simboliza o final dos trabalhos da comissão, instalada em maio de 2012. “Fizemos o que estava ao nosso alcance fazer”, afirmou o coordenador da comissão, Pedro Dallari, que defende a continuidade das investigações. “Escrevemos este relatório com a firme convicção de que os fatos nele descritos não se repetirão nunca mais”, complementou.
Em seu discurso, Dilma afirmou que o governo federal vai se “debruçar” sobre o relatório. “Vamos olhar as recomendações e delas tirar todas as consequências necessárias.”