sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

CID GOMES À ALTURA DA 'PÁTRIA EDUCADORA'

Ceará 247 - Criticado por colunistas como Dora Kramer, do Estado de S. Paulo, e Merval Pereira, do Globo, (leia mais aqui), o ex-governador do Ceará e recém-empossado Ministro da Educação, Cid Gomes, chega ao cargo respaldado pelos avanços do setor no Estado durante sua gestão como chefe do executivo estadual. Durante seus oito anos de governo, foi criado, por exemplo, o o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que hoje é referência para todo o País, sendo incorporado e expandido pelo Governo Federal. 
Nos oito anos em que esteve como chefe do executivo cearense, o Ceará assumiu o primeiro lugar no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Norte/Nordeste para o Ensino Fundamental. Em 2013, igualou a média brasileira (5,2) e superou a meta estipulada (4,9). 
Também no período, cerca de 80 escolas de Ensino Médio foram implantadas em distritos do interior e 40 mil alunos foram matriculados em escolas de educação profissional. E, segundo último levantamento, cresceu em 77% o número de alunos das escolas públicas aprovadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, 2.481 estudantes conseguiram vagas no ensino superior no Exame Nacional do Ensino Médio, contra 1.401 no ano anterior. 
Com conquistas como essas, Cid Gomes ganhou todas as credenciais para assumir uma das pastas centrais do novo governo, já que a educação foi definida pela presidente Dilma como “a prioridade das prioridades” em discurso de posse. Como ministro, Cid terá o segundo maior orçamento da União (depois da saúde), com mais de R$ 100 bilhões em recursos públicos, inicialmente. Este montante deve aumentar à medida que o setor passe a receber recursos oriundos do royalties do petróleo.