sábado, 22 de maio de 2021

VACINA DA PFIZER PODE SER DISTRIBUÍDA PELA SESA PARA FORTALEZA E MAIS 25 MUNICÍPIOS CEARENSES

Além de Fortaleza, que já recebeu dois lotes de vacina da Pfizer contra a Covid-19, outros 25 municípios cearenses podem receber o imunizante da fabricante norte-americana nas próximas remessas. A indicação dos municípios ocorreu de forma pactuada com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB). As diretrizes nacionais para o envio às cidades além das capitais foram definidas em reunião entre a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e coordenações estaduais de imunizações, realizada no dia 14 de maio de 2021.

No Ceará, os critérios para armazenamento, manuseio e transporte das doses (que precisam de esquema especial de refrigeração) foram estabelecidos pela CIB. Foi definido que pode-se dar início ao que a CGPNI chama de 2ª Etapa de introdução/expansão da vacina Pfizer no País. Os municípios que receberão as doses deverão ter profissionais capacitados com treinamento específico da Sesa e alguns equipamentos e procedimentos para estarem aptos a aplicar os imunizantes.

As capacitações para os profissionais que vão transportar e manusear as doses foram iniciadas nesta sexta-feira (21). Eles serão orientados sobre as características dos frascos, que chegam com seis doses de 0,3ml cada, além dos procedimentos de transporte na temperatura correta. Os municípios devem evitar pulverizar os locais de vacinação com Pfizer. Todo o esforço é para evitar a perda de doses.

Outros municípios solicitaram elegibilidade para receber o imunizante da fabricante norte-americana e serão analisados pela Sesa quanto à capacidade de atender às especificações técnicas. Diante da necessidade de avaliar a capacidade instalada dos municípios em receber o insumo, a equipe da Célula de Imunização (Cemun) da pasta continuará analisando os checklists recebidos.