sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

ENEL VAI DIMINUIR TERCEIRIZADAS NA TENTATIVA DE MELHORAR SERVIÇOS NO CEARÁ



A presidente da Enel Distribuição Ceará, Márcia Sandra Vieira, disse que a companhia vai avançar na primarização dos serviços de manutenção e operação. Noutros termos, menos terceirizadas e mais funcionários próprios. A Enel contratou 600 eletricistas desde o ano passado, quando começou a primarizar. Também adquiriu uma frota de 340 caminhões. É algo inimaginável há não muito tempo. Segundo Márcia, o modelo oferece maior agilidade.


A Enel tem 11 mil pessoas em campo, contudo, diz ela, precisava de mais tecnologia. “São mais equipes pesadas, caminhões, antes eram equipes menores. E para que isto acontecesse com a velocidade que nós queríamos que acontecesse, era importante fazer essa primarização e colocar essa tecnologia em campo rapidamente”. Antes, descreve: “Ia uma equipe menor e não resolvia, como um cabo, aí eu chamava outra equipe e o cliente dizia assim ‘veio uma equipe e não resolveu nada’. Agora na primeira visita à sua residência, à sua rua, que a gente dê a solução definitiva”.


A mudança no modelo da Enel Ceará impacta diretamente o mercado local. Uma só terceirizada do Ceará se lamenta por ter desmobilizado 25 equipes emergenciais. O Ceará é pioneiro dentre as unidades Enel, mas São Paulo também segue o mesmo rumo.


No Ceará, a Enel avança nas equipes próprias ao tempo em que forma eletricistas em conjunto com o Senai, com o qual construiu três centros de treinamento – Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Há turmas de mulheres eletricistas.


Fonte: O Povo