A Prefeitura de Sobral reabre, nesta quinta-feira (15/02), a partir das 8h, o pavilhão superior do Mercado Central de Sobral para o público. A ocupação do novo espaço aconteceu nesta quarta-feira (14/02), por 188 permissionários do setor de confecções e bazar, que estavam temporariamente em tendas montadas na Rua Desembargador Moreira e que foi liberada para trânsito de veículos na última terça-feira (13/02).
Os interessados podem conhecer o novo espaço pelos acessos localizados nas ruas Diogo Gomes, Domingos Olímpio e Desembargador Moreira.
Neste momento, o pavilhão conta com banheiros femininos, masculinos e de acessibilidade, 12 provadores unissex, sala para a associação do setor, entradas e saídas amplas, iluminação em led, substituição de revestimentos interno e externo e nova cobertura com conforto acústico e térmico. Além disso, o local irá contar com 342 boxes padronizados até o mês de abril. Desses, 250 já foram entregues e 188 sorteados para permissionários cadastrados.
A expectativa é que novos sorteios de boxes sejam realizados para atender os permissionários que escolheram não ficar nas tendas provisórias durante a reforma.
Uma das mudanças principais após a reabertura do Mercado Central é que o local passará a ser administrado pela Associação dos Microempreendedores de Sobral, composta por representantes dos permissionários. Pela utilização do espaço, cada comerciante pagará um valor mensal correspondente à localização do seu box. Toda a receita arrecadada também será administrada pela associação em prol da manutenção do espaço.
Para a reforma do Mercado Central estão sendo investidos cerca de R$ 12 milhões. A requalificação do piso inferior já foi iniciada e a previsão é que a obra seja entregue até o segundo semestre de 2024.