quarta-feira, 29 de maio de 2024

CASA DO CIDADÃO É RESPONSÁVEL POR GERIR O CADASTRO ÚNICO DE MAIS DE 44 MIL FAMÍLIAS SOBRALENSES



A Casa do Cidadão é uma unidade municipal ligada à Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), responsável pela coordenação do Cadastro Único a nível municipal, e, portanto, pela gestão das informações do sistema.


Além da Casa (Rua Cel. José Saboia, 513 - Centro), o Cadastro Único também atende nas 6 unidades de CRAS do município, que ficam em Aracatiaçu, Jaibaras e nos bairros Alto da Brasília, Dom José, Dom Expedito e Vila União. O objetivo é facilitar o atendimento do Cadastro Único, levando-o mais próximo da população.


Na Casa, o atendimento é feito por meio de senha, entregue no início de cada turno, com o intuito de evitar otimizar o tempo e a organização do atendimento. Assim, cada entrevistador tem um limite de atendimentos por cada turno.


Benefícios sociais


O Cadastro Único garante a possibilidade de acesso a vários benefícios, além do Bolsa Família, inclusive aqueles que não vêm em forma de pagamentos, mas de descontos ou isenção como: tarifas de luz, água, esgoto, resíduos sólidos, taxa de concursos públicos e outros.


"Os benefícios não são concedidos direto pela Casa: o nosso trabalho é gerir o Cadastro, sendo o Governo Federal o responsável pela liberação de benefícios como o Bolsa Família, BPC, Pé-de-Meia e outros", afirma a gestora da Casa, Mentinha Sampaio.


Famílias atendidas


Atualmente, Sobral tem cerca de 44.800 famílias no Cadastro Único, sendo mais de 23 mil beneficiárias do Bolsa Família, com benefício médio de R$ 673. Apenas por meio desse benefício, o Governo Federal injeta cerca de R$ 15,5 milhões de reais por mês na economia de Sobral, o que é importante para movimentar o comércio local.