terça-feira, 28 de maio de 2024

ELMANO DE FREITAS FAZ PRIMEIRA GRANDE REFORMA NO SECRETARIADO; ENTENDA O QUE ACONTECEU


O governador Elmano de Freitas anunciou na noite de segunda-feira, 27, uma série de mudanças em seu secretariado. Havia expectativa de que isso acontecesse cedo ou tarde na medida em que pesquisas de opinião mostravam que a aprovação do governador e da gestão só decaiam.

As alterações englobam a Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Cultura, Zona de Processamento de Exportações do Ceará (ZPE), Secretaria de Obras Públicas, Etice, CearaPar e CearaPrev. Mais cedo, informou a troca do comando da Secretaria de Segurança Pública.

“Agradeço aos profissionais que deixam seus postos, pela dedicação e trabalho realizado, e desejo muito sucesso aos que assumem a nova missão. Continuaremos todos com total dedicação para fazermos um Ceará cada vez melhor para cada cearense”, disse o gestor.

Elmano ressaltou que já havia mudado o comando da Secretaria de Articulação Política, com a entrada de Augusta Brito em substituição a Valdemir Catanho.

Algumas mudanças têm cunho meramente circunstacial, como as saídas de Catanho, ainda no mês passado, e a de Luisa Cela. Os dois ex-secretários devem concorrer nas eleições de outubro.

Porém, nota-se que as mudanças revelam que que o governador deu uma cara mais pessoal para a sua gestão. É o caso das nomeações de Alexandre Cialdine para o Planejamento e de Valdeci Rebouças, para a Infraestrutura.

A reforma acontece ainda antes da pré-campanha deste ano começar. Havia um notório incômodo com o desempenho da gestão medida pelas pesquisas de opinião.

Veja as mudanças abaixo comentários

Secretaria do Planejamento e Gestão: assume como titular Alexandre Cialdini, em substituição a Sandra Machado.

Comentário – Sandra Machado mantinha fortes ligações com a ex-secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, que hoje comanda o bilionário FNDE. Elmano coloca um nome que já conhece muito bem e foi seu colega secretário na gestão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Foi uma saída mais à esquerda.

Secretaria da Infraestrutura: assume como titular Hélio Winston, em substituição a Antônio Nei.

Comentário – Antônio Nei havia sido bancado pelo empresário Chiquinho Feitosa, cuja aguerrida atuação do tapetão do Judiciário tirou o PSDB da aliança que apoiava a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo. Pelo visto, o governador já considerou a fatura paga. Assume o seu lugar o advogado Hélio Winston Leitão, ex-Arce e irmão de Evandro Leitão.

Secretaria da Cultura: assume Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, em substituição a Luisa Cela.

Comentário – Já se esperava. Luisa Cela é pule de 10 para assumir o papel de candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Evandro Leitão, configurando-se a chapa PT-PSB.

ZPE: assume Fábio Feijó, em substituição a Hélio Winston.

Secretaria de Obras Públicas: assume José Valdeci Rebouças, em substituição a Quintino Vieira.

Comentário – Aqui uma mudança importante, mas não exatamente uma surpresa. Nos bastidores, sabe-se que o governador já vinha se incomodando com o excesso de autoridade de Quintino na pasta que manda e desmanda nas obras do Estado e que recebe procissões de prefeitos e políticos. Entra no lugar um petista já veterano da extrema confiança do governador.

Etice: assume Francisco Barbosa, em substituição a José Valdeci Rebouças.

CearaPar: assume como Diretora-presidente, Carolina Monteiro, em substituição a Carlos Eduardo S. Marino.

CearaPrev: assume Adriano Pinheiro, em substituição a José Juarez.