Universidade Federal do Ceará (UFC) formalizou a aquisição do edifício originalmente destinado ao Acquario Ceará, situado na Praia de Iracema. O termo de doação do imóvel foi assinado na última sexta-feira, dia 3, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, dia 10.
Como antecipado, o prédio será destinado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2026. O projeto de adaptação do espaço está orçado em cerca de R$ 60 milhões e, conforme a instituição, os projetos executivos estão em andamento para conclusão.
O imóvel abrigará atividades acadêmicas, de pesquisa, extensão, assistência estudantil e áreas de convivência do Instituto de Ciências do Mar.
Cabe ressaltar que, na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de doação recebeu 29 votos favoráveis e oito contrários, de deputados como Pastor Alcides (PL), Dra. Silvana (PL), Carmelo Neto (PL), Sargento Reginauro (União), Felipe Mota (União), Dr. Aloíso (União), Claudio Pinho (PDT) e Queiroz Filho (PDT).
A origem do Acquario
O Acquario foi concebido durante o primeiro mandato do ex-governador Cid Gomes (PSB), em 2009, com o objetivo de impulsionar o turismo local.
Entretanto, as obras foram interrompidas e estão paralisadas desde 2015, após um investimento de R$ 112 milhões.
Cid lamentou o fracasso do empreendimento, atribuindo-o a adversidades enfrentadas ao longo do processo, e ressaltou a importância de atrair o turismo familiar como forma de combater o turismo sexual na região.