quarta-feira, 15 de maio de 2024

PREFEITOS A UM PASSO DA REELEIÇÃO


Em levantamento do Portal Poder360, divulgado recentemente, mostra os prefeitos que lideram ou empatam a corrida para as eleições deste ano em dez capitais do País. A sondagem foi realizada em vinte cidades, entre os meses de março e maio deste ano.

Mesmo estando inelegível e sem nenhum mandato ativo, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem se mostrado um cabo eleitoral ativo. O PL, seu partido, tem sete pré-candidatos competitivos nas vinte capitais brasileiras com pesquisas disponíveis e lidera o ranking. Esses 7 políticos estão em primeiro lugar de forma isolada ou empatados dentro da margem de erro com um ou mais concorrentes. O segundo partido com mais competitividade é o União Brasil.

No Recife, o prefeito João Campos (PSB) lidera a corrida eleitoral com folga. Candidato à reeleição, João aparece na pesquisa com 57% das intenções de voto enquanto o pré-candidato do PL, o ex-ministro Gilson Machado Neto, figura 21%. O mesmo acontece com outro jovem gestor, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, do PL. Ele apresenta 71%, enquanto todos os outros adversários aparecem com 13%.

Outra disputa sem surpresas pode acontecer em Salvador, o atual prefeito, Bruno Reis (UB), tem 62% das intenções do eleitorado, já o seu principal adversário, Geraldo Júnior (MDB), apresentou apenas 14%. O levantamento afirmou que as pesquisas divulgadas são uma fotografia do momento. Ainda pode haver alterações. O 1º turno das eleições de 2024 será em 6 de outubro.

Diferentemente do PL de Bolsonaro, que optou por lançar muitos candidatos próprios para a disputa eleitoral, o partido do presidente Lula, o PT, deve abrir mão de algumas capitais e de grandes cidades para apoiar nomes de siglas aliadas, tudo isso porque está de olho nas eleições de 2026. As prioridades do PT são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, o PT deve entrar numa aliança pela reeleição de Eduardo Paes. Em Belo Horizonte, é esperado que lance o deputado Rogério Correia. Já em São Paulo, a disputa é considerada nacional entre eleitores de Lula (que apoia Boulos) e de Bolsonaro (que apoia a reeleição do atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes, do MDB). Siglas do chamado Centrão, como União Brasil, MDB e PSD, aparecem no top 5 do ranking de partidos com mais candidatos competitivos nas capitais.

(Blog Magno Martins)