segunda-feira, 22 de junho de 2009

CEARÁ MELHORA ÍNDICE DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

O governador Cid Gomes divulgou nesta segunda-feira (22), no centro de Convenções do Ceará, os resultados de mais um ciclo do Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa, que envolveu 124 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental de seis mil escolas públicas.
Em um comparativo com o ano de 2007 o Estado evoluiu sua média de proficiência passando de 119 pontos para 128, em 2008. Isto significa que o perfil de proficiência saltou do estágio intermediário para o estágio suficiente em 81 municípios. O município com maior nível de proficiência foi Mocambo, na Região da Ibiapaba, com 229,2 pontos.
Na ocasião, Cid apresentou os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e entregou o Prêmio Escola Nota Dez 2008 a 148 instituições de ensino públicas. Segundo ele, a Spaece-Alfa consiste em uma avaliação externa para identificar e analisar o desempenho dos alunos possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura dos estudantes da rede pública.
Durante a solenidade, Cid Gomes e a secretária a Educação, Izolda Cela, assinaram o edital para a construção de Centros de Educação Infantil (CEI), no Interior do Estado. Mesmo sendo um compromisso dos municípios, o Governo vai custear um CEI para cada unidade construída pela prefeitura. Além disso, Cid reafirmou o compromisso de fornecer um veículo destinado para transporte escolar para cada automóvel pago pelo município para o mesmo fim.