quarta-feira, 30 de setembro de 2009

HOMENAGEM A CLÓVIS BEVILÁQUA

O Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, entidade estudantil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, realiza, na próxima sexta-feira (2), o evento “Clóvis Beviláqua: 150 anos de memória e legado”. Com início às 8h, a palestra de abertura será proferida por Alexandre Rodrigues, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra Filho, da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n).
Em tempo: O jurista, filósofo, historiador e literato Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa do Ceará, e era filho do padre José Beviláqua e Martiniana Maria de Jesus. Passou a infância na cidade natal, onde fez o curso primário. Aos dez anos seu pai o enviou a Sobral para receber educação superior à ministrada em seu torrão. Seguiu depois para Fortaleza, continuando os estudos no Ateneu Cearense e no Liceu do Ceará.
Foi o autor do projeto do Código Civil brasileiro em 1899, quando era Ministro da Justiça o jurista e futuro Presidente da Répública Epitácio Pessoa. Código só foi promulgado mais tarde, em 1916, e vigiu até o advento da Lei n.10.406, de 10 de janeiro de 2002 que entrou em vigor em todo o território nacional em 11 de janeiro de 2003.