quarta-feira, 28 de abril de 2010

A DROGA QUE MATA EM SOBRAL

Um dos maiores perigos do vício do crack que se alastra por Sobral é a grande adesão da substância entre crianças e adolescentes. , 90% dos menores que cometem crimes estão envolvidos com drogas. Destes, mais de 50% dos casos já são decorrentes da "pedra". O pior disso tudo é que o contato com a droga acontece cada vez mais cedo. Crianças de oito anos já podem ser vistas consumindo crack na rua, O problema aumenta porque, muitas vezes, esses menores atuam a serviço de traficantes.
Segundo relatos da própria comunidade, crianças de nove anos já são "aviões" do tráfico. "Tem criança que é ´doida´ para crescer e ser igual ao ´fulano´. É o modelo que eles têm. O cara que manda dentro da comunidade é o traficante". Outro agravante, na opinião de Alexsandro Carlos, Educador Social do Conselho Tutelar de Sobral, é o tipo de droga consumida. "Antes, os meninos faziam uso de cola e solvente. Essas substâncias hoje foram substituídas pelo crack", lamenta, Alexsandro, que também condena a falta de local especializado para reabilitar e ressocializar esses meninos.
Hoje o nosso município dispõe apenas da fazenda da esperança que é um orgão vinculado a Igreja católica, que disponibiliza cerca de 12 vagas para o tratamento de dependentes químicos, sendo que a família tem de pagar 03 (três) salários mínimos e um sexta básica mensal, o que na maioria dos casos é inviabilizado por conta da carência das famílias. E no que diz respeito a quantidade de vagas é insuficiente diante da alta demando do nosso município.

Alexsandro Carlos (Educador Social do CTS)