terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROFESSOR ALMINO ROCHA E O "ELE" DE CARLOS DIAS.

O novo livro do Professor Carlos Dias terá como título “ELE”. O Professor Almino Rocha é o autor da contracapa da obra.
O membro da Academia Sobralense de Letras, Professor Almino, dissertou sobre a obra da seguinte forma:
“Por favor, não se assuste!...
Apesar de escrito por um pedagogo, este não é, absolutamente , um livro destinado ao público amante da Filologia, nem mesmo ao simples estudo das regras gramaticais de aplicação e uso da terceira pessoa singular do pronome pessoal de quem se fala.
Fosse o título grafado em caracteres carlovíngios, poder-se-ia confundir com um símbolo fálico, induzindo o leitor aos trabalhos, tratamentos e teorias do neurologista austríaco, fundador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939).
Mas não o é! ELE tem tudo a ver com o conjunto de atitudes do indivíduo diante do meio social. Todavia, transcende o estreito círculo de paixões e de sentimentos de que nos fala Rebelo da Silva. No Nordeste brasileiro, terra-berço do autor, mais do que um simples pronome, ELE é eufemismo de diabo.
Curioso do comportamento humano, diante de fatos não habituais, CARLOS DIAS, em suas raríssimas horas ociosas, dedica-se a anotar atitudes inusitadas de um personagem eufêmico: ELE, o diabo.
Agora, animado com a boa aceitação de VIDA GERA VIDA (Poesias), publicado em 1985, e deslumbrado pela opinião da crítica especializada acerca de DICOTOMIA (Rapsódia), editado em 2001, CARLOS DIAS traz ao deleite de seus muitos leitores – ELE – um dos incontáveis “causos” que tem catalogado.
Mesmo assim, em sendo você um diabo igual a ELE, e não se satisfazer com o enredo acerca do colega, sobreexcedem muitas telas maravilhosas para sublimar.
Bom proveito!...”
Almino Rocha Filho