sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CENTENAS DE PESSOAS ACOMPANHARAM PALESTRA DO CEARÁ SEM DROGAS NO CUCA DA BARRA

Centenas de estudantes, educadores e moradores da Barra do Ceará, em Fortaleza, participaram, nesta quinta-feira (27/08), do sexto encontro da campanha Ceará sem Drogas, realizado no Cuca da Barra do Ceará.

O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande.
O deputado Zezinho Albuquerque, idealizador do projeto, disse que, para a campanha obter os resultados esperados, é necessário a parceria com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e a sociedade em geral para mobilizar os jovens e esclarecer sobre as consequências do uso de drogas.
O parlamentar também ressaltou projeto de lei, de autoria dele, aprovado na Assembleia Legislativa criando o Fundo Especial de Combate às Drogas. "Essa lei vai permitir que mais recursos sejam aplicados no combate às drogas", explicou.Zezinho Albuquerque também destacou a criação da Secretaria Especial de Políticas sobre às Drogas e do Batalhão de Fronteiras como importante medidas para enfrentar o problema do tráfico de drogas. 
O ex-atacante do Corinthians e da seleção brasileira Walter Casagrande falou sobre os primeiros passos dele no esporte ainda na início da adolescência, a chegada à seleção e, também, a experiência vivenciada com as drogas.
Para Casagrande, a curiosidade leva o jovem a entrar para a dependência química e, ao escolher esse caminho, é muito difícil sair dele. "Ele vai ter que lutar muito durante toda a vida para voltar a ter uma convivência melhor com a sociedade", comentou.
Um das maiores dificuldades enfrentadas por quem quer deixar as drogas, segundo Casagrande, é o preconceito. Por isso, ele confidenciou ter sentido a necessidade de escrever um livro – intitulado Casagrande e seus Demônios - para esclarecer o público sobre o que é um processo de internação para o dependente químico. "Para a pessoa se recuperar e retornar a sociedade, ela tem que ter um acompanhamento de profissionais, só a força de vontade não resolve", esclareceu.
O ex-jogador elogiou a campanha Ceará sem Drogas da Asssembleia Legislativa do Ceará. "Outros Estados deveriam promover campanhas como essa esclarecendo aos jovens sobre os riscos do uso de drogas, falando sobre o tratamento e sobre as dificuldades enfrentadas no processo de recuperação", afirmou.
Também participaram da solenidade os deputados Walter Cavalcante (PMDB) e Rachel Marques (PT); o vereador Didi Mangueira (PDT); a secretária Especial de Políticas sobre as Drogas, Mirian Sobreira; a coordenadora de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Juliana Sena; o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana; o coordenador especial de Políticas da Juventude, Júlio Brizzi; e o secretário executivo da Regional I, Paulo Gomes.
Fotos: Dário Gabriel/AL-CE